Aluna formada pela UAlg vence prémio da Sociedade Europeia de Fibrose Quística

Iris Silva, licenciada em Ciências Biomédicas pela Universidade do Algarve e doutorada pela mesma Universidade, em colaboração com o Centre Hospitalier de l’Université de Laval, no Canadá, venceu pela segunda vez o prémio da Sociedade Europeia de Fibrose Quística.

O trabalho de Íris Silva baseia-se no uso de amostras de doentes para analisar a resposta a fármacos numa abordagem de medicina personalizada.

Atualmente é investigadora do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Iris Silva já havia sido distinguida, em 2018, pela Sociedade Europeia de Fibrose Quística com um trabalho sobre a caracterização de mutações mais raras nos doentes com fibrose quística.

Em 2015, em entrevista à UALGzine- Revista Institucional da Universidade do Algarve, a investigadora explicava que “apesar de ter podido escolher entre muitas outras áreas dentro das Ciências Biomédicas, a genética foi a que lhe despertou maior interesse, devido, também, à sua monografia de final de curso que se debruçou sobre “Testes genéticos na deteção precoce do cancro da mama”. A partir desse momento, quer no mestrado, quer no doutoramento, a genética passou a fazer parte da sua vida profissional.

A distinção será entregue entre 9 e 12 de junho, na 44.ª Conferência Europeia de Fibrose Quística, que se realizará online.

Realiza-se na Universidade do Algarve, de 25 a 27 de outubro, o SPAOM 2023, 𝗲𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗮 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗲𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲𝘀𝗮 𝗲...