jponte

A Universidade do Algarve confere o grau de mestre em Medicina, ministrando-se aqui o correspondente ciclo de estudos.

Anunciado pelo Primeiro-ministro em julho de 2008, o Curso de Mestrado Integrado em Medicina da UAlg foi o primeiro em Portugal organizado exclusivamente para detentores do 1.º ciclo de estudos universitário.

Os médicos formados pela UAlg serão “profissionais que aliam os mais amplos conhecimentos a uma profunda compreensão da Saúde e da sua promoção, bem como da Doença, sua prevenção e gestão, encarando sempre o indivíduo como um todo, integrado no seu contexto familiar e social”.

O nosso objetivo é formar médicos não só com os conhecimentos teóricos mas também com a capacidade de comunicar eficientemente com os doentes e os colegas e com a capacidade de executar todos os atos médicos essenciais com perfeição técnica. Estas três vertentes do bom profissionalismo serão testadas frequentemente ao longo do curso.

Os progressos tecnológicos da medicina dos últimos 60 anos aumentaram o risco de se perder de vista o contacto direto, pessoal e humano com os doentes. Existe um risco real de se formarem técnicos de medicina que consideram o doente apenas como o objeto de uma intervenção mecanicista e não médicos.

Na UAlg queremos formar homens e mulheres com elevado grau de humanismo na sua relação profissional com os doentes, atuando sempre com empatia e compaixão. Esse objetivo iniciou-se com o processo de seleção de candidatos conhecido de todos vós. Queremos encorajar todos a trabalhar como parte de uma equipa profissional que inclui os estudantes, os docentes e cientistas da UAlg, os especialistas em medicina geral e familiar (MGF) da região algarvia e os especialistas dos Hospitais de Faro e do Barlavento Algarvio. Todos os membros da equipa docente estão altamente motivados. Aqueles que têm atividade clínica regular nos centros de saúde e nos hospitais vão fazer esforços especiais para integrar os novos estudantes na sua atividade com o fim de atingirmos os objetivos acima indicados.

Desejamos os melhores êxitos no vosso curso!

O fundador e ex-diretor do curso

Doutor José C. Ponte

 

Breve História do Curso de Medicina na Universidade do Algarve

 

1998

Resolução do Conselho de Ministros:

  • A serem criados novos cursos de medicina devem representar uma inovação significativa em educação médica
  • Reitor da UAlg cria Grupo para Desenvolvimento da Área da Saúde. Criação da Escola Superior de Saúde

 

2004 

  • Governo, através da Ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior solicita à UAlg a elaboração de uma proposta para a criação de um curso de Medicina

 

2005

  • Mudança de Governo (março). Nomeado como Diretor Científico-Pedagógico do Curso de Medicina o Doutor José Ponte (agosto)
  • Apresentação da 1.ª proposta (novembro) para um curso de medicina de 4 anos, somente para licenciados numa das áreas das ciências e com um currículo baseado na aprendizagem através de problemas

 

2006

  • Visita à UAlg da Comissão de Avaliação Externa Internacional (março). Tomada de posse de novo Reitor (março). Parecer da Comissão sobre a 1.ª proposta favorável em princípio mas solicitada apresentação de nova proposta mais detalhada e com algumas modificações (julho)
  • Criação do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) por despacho reitoral

 

2007

  • Apresentação da 2.ª proposta (março). Apresentação da 2.ª proposta à Comissão de Avaliação Externa Internacional, no MCTES

 

2008

  • A Comissão de Avaliação Externa Internacional dá parecer favorável para a criação do curso de Medicina da UAlg (junho)
  • Conselho de Ministros aprova  a criação do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve (MIM-UAlg)
  • Decisão anunciada publicamente pelo Primeiro Ministro, em visita à UAlg, acompanhado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (MCTES) e pela Ministra da Saúde (24 Julho). Nomeado Prof. Doutor Pedro Marvão para a Comissão de Instalação do MIM (setembro)
  • Abertura do 1.º concurso para admissão de 32 estudantes (dezembro).

 

2009

  • Elaboração do programa detalhado do MIM, pelos professores Ponte e Marvão, depois de visitas às Universidades de McMaster em Hamilton (Canadá), St George’s em Londres (RU), Warwick (RU), Norwich (RU), Limerick (Irlanda) entre outubro 2008 e julho 2009
  • Provas de seleção de 32 estudantes entre mais de 700 concorrentes, ocorreram em Março (testes escritos) e em junho (minientrevistas múltiplas). Nomeação dos professores doutores Isabel Palmeirim, Álvaro Tavares e José Bragança para o corpo docente com início de funções em setembro. Nomeação de 18 médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) como tutores. Integração do MIM no DCBM eleição de comissões Científica, Pedagógica e Diretiva do MIM
  • Abertura do curso a 8 de Setembro. Abertura do 2.º concurso para 32 novas vagas em dezembro

 

2010

  • Seleção de 32 novos candidatos, através de provas realizadas entre fevereiro e maio, para admissão ao MIM em setembro (ano letivo 2010-11)
  • Recrutados mais especialista em MGF. Abertura de concurso para professores auxiliares. Admitidos os professores Rui Martinho, Teresa Maia, Inês Araújo, Gustavo Tiscornia e Wolfgang Link.

 

2011

  • Início dos estágios hospitalares (setembro) para os estudantes do 3.º ano (5.º ano curricular) a decorrer no Hospital de Faro (Medicina Interna, Cardiologia, Pneumologia, Gastrenterologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia) e no Centro Hospitalar do Litoral Alentejano, Santiago de Cacém (Cirurgia).

 

2012

  • Início dos estágios hospitalares do 4.º ano (6.º ano curricular) nos hospitais de Faro (Nefrologia, Urologia, Infeciologia e Oncologia) e Portimão (Otorrino-laringologia, Ortopedia), no Hospital Garcia de Orta (Oftalmologia, Neurologia, Dermatologia, Psiquiatria), no Hospital de São Bernardo em Setúbal (Hematologia e Oncologia) e na Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal APDP (endocrinologia).
  • Concurso para novos estudantes anunciado para 48 vagas (dezembro).

 

2013

  • Concluem com sucesso o MIM-UALG, 29 novos Mestres em Medicina, entre os 32 estudantes admitidos em 2009 (julho).
  • Aposentação do Prof José Ponte (julho). Nomeação da Prof.ª Doutora Isabel Palmeirim, como Diretora do MIM-UALG e também eleita Presidente da Comissão Científica do DCBM (setembro).
  • Início do ano letivo para 48 novos estudantes (setembro). Aumento do número de tutores especialistas em MGF.
  • Início das obras para o novo edifício para alojar o MIM (outubro).

 

2018

  • Início das comemorações dos 10 anos do curso de Medicina na Universidade do Algarve, sob o mote:  Excelência, Inovação e Humanismo.