Apresentação

O Programa Doutoral em Investigação Clínica e Medicina Translacional pretende fornecer uma formação interdisciplinar metodologicamente detalhada que capacite os estudantes para compreender as questões científicas, éticas e regulamentares associadas à Investigação Clínica (IC) e dotá-los de capacidades para poderem levar a cabo IC articulada com a prática assistencial, e ao mesmo tempo promover a transmissão de conhecimentos das ciências básicas para a área clínica, numa melhoria dos cuidados clínicos prestados.

O Programa pretende contribuir para capacitar Portugal na esfera de países de referência no desenvolvimento em estudos clínicos, através do aumento da investigação clínica em sentido global e em sentido estrito dos profissionais de saúde que nela participem. Mais, o Programa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da Região do Algarve, mais especificamente no que concerne à especialização de profissionais de saúde e a possibilidade de dotar a região de uma oferta científica de proximidade e de elevada qualidade. Ao mesmo tempo promove-se a articulação dos profissionais especializados em áreas básicas com profissionais de áreas clínicas, em projetos de investigação conjuntos, no domínio da Medicina Translacional.

Legislação Aplicável

Criado em 2020 (Despacho 10508/2020, DR; 2ªs, n.º 210 de 28 de outubro)

Propinas e Taxas 2021/2022

Candidatos nacionais: 2750 Euros

Candidatos internacionais*: 6000 Euros

Taxa de candidatura: 100 Euros

Taxa de inscrição e seguro escolar: 275 Euros

Nota: A propina deste curso pode ser paga em 10 prestações, sendo a primeira no ato da matrícula e as restantes nos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho.

*de acordo com o Decreto-lei n.º36/2014, são considerados estudantes internacionais os nacionais de um estado que não seja membro da União Europeia e que não residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 31 de agosto do ano em que pretendem ingressar no ensino superior.

As candidaturas estão abertas de 2 a 27 de agosto de 2021.