Organização Mundial de Saúde seleciona médico português

Formado pela Universidade do Algarve

Luís Castelo-Branco, médico formado pela Universidade do Algarve, foi o único português selecionado pela Organização Mundial de Saúde para integrar o grupo de trabalho que, de 6 a 12 de julho, em Veneza, refletiu sobre o futuro da política do Medicamento.

De entre os 50 peritos selecionados para este encontro, estavam algumas das principais figuras da Política de Saúde Mundial, como Hans Kluge, diretor geral de Sistemas de Saúde e Saúde Pública da OMS, na Europa, Josep Figueras, diretor do Observatório Europeu de Sistemas de Saúde, Martin Seychell, diretor geral da Comissão Europeia na área de Saúde/DG SANCO, e Elias Mossialos, diretor de Saúde na London Schoolof Economics.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), em conjunto com o Observatório Europeu de Sistemas de Saúde (OESS), organiza todos os anos um encontro, congregando peritos e decisores políticos para análise e discussão dum determinado tema em Política de Saúde. Este ano, numa altura em que se discute globalmente a capacidade dos países sustentarem os seus custos com medicamentos, o tema escolhido pela Organização foi “Repensar a Política do Medicamento: otimizar decisões em tempos de incerteza”.

Luís Castelo-Branco tem 29 anos e terminou o mestrado integrado em Medicina na UAlg, em 2013. É um médico ainda jovem, mas com um curriculum e experiência invulgares que captaram a atenção e o interesse da organização. Além de ser médico no Centro Hospitalar do Algarve, Luís Castelo-Branco é também Farmacêutico, tendo exercido na área da farmácia comunitária e como consultor na Indústria Farmacêutica. É coautor do estudo da OMS e do OESS sobre “Impacto da Crise Financeira na Saúde e nos Sistemas de Saúde Europeus”, e já esteve na Austrália a realizar um estágio em Política do Medicamento, num Departamento do Ministério da Saúde Australiano.

Foi também presidente da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos e o fundador e presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Algarve.

Mais informações sobre o mestrado integrado em Medicina da Universidade do Algarve aqui.