U-Multirank reconhece a qualidade do ensino do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da UAlg

O U-Multirank, um sistema de ranking mundial de universidades financiado pela União Europeia, apresentou no passado dia 30 de Março os resultados da sua segunda edição. Contrariamente aos sistemas tradicionais que classificam a qualidade das universidades com base em critérios relativos à qualidade da produtividade científica, o U-Multirank apresenta um formato multi-dimensional que compara universidades segundo várias vertentes, incluindo a qualidade do ensino e aprendizagem e a orientação para a internacionalização.

O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) da Universidade do Algarve, mereceu um honroso 13º lugar no ranking relativo à qualidade do ensino e aprendizagem, numa avaliação que envolveu 167 escolas de Medicina, tendo obtido, a nível nacional, os melhores resultados nesta área. Destacam-se as notas máximas (A - muito bom) atribuídas aos parâmetros “rácio número de estudantes-staff académico” e “formas inovadoras de avaliação”, nomeadamente no âmbito da prática e da análise de casos clínicos. Regista-se ainda a classificação de bom (B) relativa à ligação entre os ensinos clínico e pré-clínico, como resultado de um inquérito dirigido à comunidade estudantil.

O DCBM distinguiu-se também pela classificação quanto ao contacto com o ambiente de trabalho, o que avalia a existência de estágios obrigatórios e electivos, assim como ensino ministrado por clínicos externos ao Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina. O DCBM obteve ainda uma posição de destaque (16º) no ranking que avalia a  orientação para a internacionalização, onde sobressaem as notas máximas referentes a graus de doutoramento concedidos a candidatos internacionais e a publicações conjuntas internacionais. O U-Multirank baseia-se em informações fornecidas pelas próprias instituições, bases de dados bibliométricos internacionais, assim como em resultados de inquéritos aos estudantes. Permite aos utilizadores a possibilidade de comparar universidades e de as classificar segundo  indicadores de performance da sua preferência.