Apresentação

O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) foi criado como uma unidade especial em 2008, temporariamente sob o Gabinete da Reitoria no sentido de assegurar um período de instalação do novo curso de Medicina.

Este Departamento oferece cursos em Ciências Biomédicas ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como um Mestrado Integrado em Medicina. Foram recentemente criados laboratórios onde se realiza investigação de ponta no campo da medicina regenerativa, com foco em biologia de células estaminais e organogénese, biologia de células cancerígenas e terapias celulares. Esta linha de pesquisa é liderada por uma equipa de 11 cientistas seniores, que deverá aumentar a curto prazo até um número de 18.

O novo curso de Medicina oferecido pelo DCBM apresenta características únicas e inovadoras, pois é o primeiro curso de 4 anos para pós-graduados na Europa fora da Reino Unido e Irlanda, o currículo é baseado em aprendizagem baseada em problemas e é o primeiro programa na Europa a oferecer treino clínico claramente centrado na Medicina Geral e Familiar. O curso representa um salto significativo no século 21 para educação médica em Portugal. O primeiro lote de médicos foi formado em julho de 2013.

O Mestrado Integrado em Medicina faz parte de uma das novas áreas-âncora dentro da Universidade do Algarve, que, se for devidamente desenvolvido e impulsionado, irá colocar firmemente a Universidade no mapa do mundo da Educação Médica.