Curso

MIM-UAlg


O Mestrado Integrado em Medicina da UAlg (MIM-UAlg) é um curso com a duração de 4 anos, aberto exclusivamente a pessoas possuidoras, no mínimo, de uma licenciatura (diploma de 1º ciclo) numa das áreas estabelecidas pelo Regulamento de Candidatura e Seleção. Esta formação base de 1º ciclo permite efetuar a creditação aos dois primeiros anos do mestrado, seguindo um processo rigoroso e devidamente regulamentado pela Universidade do Algarve (Regulamento de creditação de formação anterior e de experiência profissional).

Estrutura curricular


Este curso inovador em Portugal caracteriza-se por:

  • Um currículo integrado baseado em problemas clínicos que cobre os três primeiros anos. 

  • Um contacto próximo com a prática clínica desde o início do curso, sendo que nos dois primeiros anos a tónica é colocada na Medicina Geral e Familiar e nos dois últimos anos na Medicina Hospitalar. 

  • A possibilidade dos estudantes gerarem um currículo adaptado aos seus interesses através da unidade curricular (UC) Módulo de Escolha do Estudante e da realização de um estágio de 10 semanas durante o 4º ano.
  • Um curso desenhado com base na experiência de outras universidades a nível mundial. Esta partilha do desenho e estrutura do curso foi publicado num artigo científico colaborativo entre quatro universidades.

 

Inovação em Portugal


Aprendizagem Baseada em Problemas  Clínicos


A aquisição de conhecimentos teóricos das ciências básicas e das ciências clínicas é baseada em problemas clínicos reais (método conhecido por Problem-Based Learning – PBL) através de duas sessões tutoriais semanais, de 3 horas cada, em grupos de 8 alunos, cada grupo assistido por um tutor.