Formação Contínua

FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE


A escassa oferta formativa em Medicina/BioMedicina/Saúde na região Algarvia, tem sido apontada pelos profissionais de saúde como uma das razões pela qual o Algarve apresenta défice de profissionais de saúde (nomeadamente médicos) e dificuldade em fixar os existentes.

Neste contexto, e no âmbito dos objetivos da Universidade do Algarve Ensino e Formação, o Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve está a desenvolver um Programa de Formação Contínua, para profissionais de saúde e outros que, conjuntamente com a oferta formativa de outras instituições de saúde da região, e no contexto do recém-criado Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), procura dar uma resposta concertada às necessidades de atualização sentidas pelos profissionais de saúde do Sul.

De acordo com o Regulamento nº 938/2016, publicado no Diário da República, 2ª série, de 17 de outubro, este Programa de Formação Contínua consistirá na oferta de dois Cursos Livres: “Introdução à Investigação Clínica” e “Atualizações sobre Prática Clínica”.

Cada curso será composto por 4 módulos de 7 horas (mínimo), sendo emitido um certificado de participação por módulo. Se, no contexto de cada curso, forem realizados módulos suficientes para perfazer um mínimo de 28 horas de trabalho, com avaliação e aprovação, serão as mesmas horas convertidas em créditos (ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).