Missão

A Universidade do Algarve confere o grau de Mestre em Medicina, ministrando-se aqui o correspondente ciclo de estudos.
Anunciado pelo Primeiro-ministro em Julho de 2008, o Curso de Mestrado Integrado em Medicina da UAlg foi o primeiro em Portugal organizado exclusivamente para detentores do 1º ciclo de estudos universitário.

Os médicos formados pela UAlg serão “profissionais que aliam os mais amplos conhecimentos a uma profunda compreensão da Saúde e da sua promoção, bem como da Doença, sua prevenção e gestão, encarando sempre o indivíduo como um todo, integrado no seu contexto familiar e social”.
O nosso objetivo é formar médicos não só com os conhecimentos teóricos mas também com a capacidade de comunicar eficientemente com os doentes e os colegas e com a capacidade de executar todos os atos médicos essenciais com perfeição técnica. Estas três vertentes do bom profissionalismo serão testadas frequentemente ao longo do curso.

Os progressos tecnológicos da medicina dos últimos 60 anos aumentaram o risco de se perder de vista o contacto direto, pessoal e humano com os doentes. Existe um risco real de se formarem técnicos de medicina que consideram o doente apenas como o objeto de uma intervenção mecanicista e não médicos.
Na UAlg queremos formar homens e mulheres com elevado grau de humanismo na sua relação profissional com os doentes, atuando sempre com empatia e compaixão. Esse objetivo iniciou-se com o processo de seleção de candidatos conhecido de todos vós. Queremos encorajar todos a trabalhar como parte de uma equipa profissional que inclui os estudantes, os docentes e cientistas da UAlg, os especialistas em medicina geral e familiar (MGF) da região algarvia e os especialistas dos Hospitais de Faro e do Barlavento Algarvio. Todos os membros da equipa docente estão altamente motivados. Aqueles que têm atividade clínica regular nos centros de saúde e nos hospitais vão fazer esforços especiais para integrar os novos estudantes na sua atividade com o fim de atingirmos os objetivos acima indicados.

Desejamos os melhores êxitos no vosso curso!

O Fundador e ex- Diretor do Curso

Doutor José C. Ponte