Projeto

O Projeto “Crescer a Salvar” pretende introduzir no Algarve, formação obrigatória em Suporte Básico de Vida (SBV) para todos os estudantes do 3º ciclo do Ensino Básico, ao abrigo da Resolução da Assembleia da República nº 33/2013.

A Paragem Cardiorrespiratória (PCR) súbita é uma das principais causas de morte na Europa, e só́ uma resposta integrada e coordenada permite uma maior probabilidade de sobrevivência destas vitimas.

O "Crescer a Salvar" surge precisamente da necessidade de aumentar o número de pessoas capacitadas para identificar uma vítima em PCR, ativar o 112 e iniciar manobras de SBV, procedimentos essenciais para que o resultado final sejam mais Vidas Salvas.

O período escolar representa uma oportunidade única para a introdução de conceitos fundamentais para a formação de todos os cidadãos, como é o SBV. O projeto tem como objetivo aumentar a consciencialização, interesse e censo dos jovens para esta temática, potenciando-os ainda como multiplicadores fora do ambiente escolar.

Este Projeto dinamizado em 3 etapas, envolve inicialmente a Formação Certificada de Professores do Ensino Básico pelo LIFE, Acreditado pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que posteriormente transmitirão o conteúdo teórico aos alunos. Num terceiro momento, em contexto de Mass Training, os alunos terão a possibilidade de treinar as competências práticas sob orientação dos formadores do LIFE.

A aplicação do Projeto à escala Regional, através de um plano estruturado de acompanhamento e monitorização dos alunos, permitirá a médio/longo prazo um incremento da percentagem populacional com conhecimento em SBV, aumentando dessa forma a probabilidade de sobrevivência das vítimas de PCR súbita no Algarve.