Qualidade

Monitorização contínua da qualidade do MIM-UAlg


O MIM-UAlg está sujeito a uma avaliação contínua da sua qualidade de modo a permitir o constante aperfeiçoamento do curso e dos seus docentes, através de diversos mecanismo:

Ao nível da Universidade do Algarve, através do Sistema Inegrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA):

  1. Este processo de avaliação  inicia com os questionários de Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (de forma anónima), recolhendo informação acerca dos seguintes aspectos: Avaliação dos estudantes na Unidade Curricular (UC); funcionamento da UC; recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC.
  2. A coordenação, dinamização e apoio técnico a estas ações está atribuída ao Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), em colaboração com os representantes das unidades orgânicas e dos serviços.
  3. Do tratamento da informação produzida por estas ferramentas são extraídos os resultados, os quais são disponibilizados aos intervenientes de acordo com as suas responsabilidades, o Diretor de Curso enquanto responsável pela implementação das medidas e recomendações de melhoria da qualidade e ao Diretor da Unidade Orgânica que, em articulação com o Conselho Pedagógico, avaliará os resultados no ciclo seguinte.

Ao nível do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina através da realização pelos alunos de inquéritos de avaliação em todas as unidades curriculares e seminários:

  1. Todos os tutores de PBL, tutores hospitalares ou de medicina geral e familiar, professores nos seminários são avaliados pelos alunos através de questionários  (anónimos), acerca de diversos aspectos como por exemplo.
  2. Estes dados são depois tratados de forma estatística e disponibilizados em forma de relatório aos intervenientes de acordo com as suas responsabilidades. Constituem ferramentas importantes na melhoria da qualidade do curso e na avaliação dos docentes.

Ao nível externo através da acreditação plea Agência de Avaliação e Acreditação do ensino superior (A3ES):

  1. O MIM-Ualg e os demais ciclos de estudo da Universidade do Algarve estão sujeitos a um processo de avaliação externa pela A3ES. É missão da A3ES garantir a qualidade do Ensino Superior e dos seus ciclos de estudo.

Ao nível externo e internacional através da avaliação do Conselho de Curadores (Advisory Board):

  1. Esta comissão é composta por reputados especialistas nacionais e internacionais, com o objectivo de avaliar de forma isenta e incisiva o MIM-UAlg. Este Conselho reuniu-se em 2014 e produziu um relatório de avaliação com recomendações de melhoria do curso. De forma a manter uma constante avaliação do MIM-UAlg, volta-se a reunir este ano (2017) para avaliar a progressão do curso desde a última avaliação.