Testemunhos

Ana Mestre

Sou Licenciada e Mestre em Ciências Biomédicas pelo Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, Universidade do Algarve. Após a licenciatura realizei um estágio no CUDIM (Centro Uruguaio de Imagiologia Molecular) orientado pela Dr.ª Patrícia Oliver em Montevideo, Uruguai, em “Investigação e Desenvolvimento Biomédico de Radiofármacos Emissores de Positrões”. Neste estágio tive a oportunidade de enriquecer os meus conhecimentos na área de Rediofarmácia e também de me aperceber no quão multifacetada pode ser a licenciatura em Ciências Biomédicas, pois no âmbito da biomedicina o leque de áreas disponíveis é muito grande. Neste momento sou bolseira na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, de um Projeto do Fundo de Investigação Henrique Gomes e anteriormente fui bolseira de um Projeto Europeu FP7 Implantable Organic Nano-Electronics (I-ONE), cujo objetivo era criar um dispositivo ativo, multifuncional implantável para danos na medula espinhal chamado AMID (“Active Multifunctional Implantable Device), ambos os projetos sob a supervisão do Prof. Dr. Henrique Gomes. Atualmente, estou responsável pela cultura de células neuronais, utilizando transdutores eletrónicos, com especial responsabilidade pela inserção de drogas e estimulantes, assim como pelas medições elétricas. Desde modo, posso afirmar que tanto a licenciatura, como o mestrado em Ciências Biomédicas me abriram portas a nível profissional para iniciar uma promissora carreira na Área de Investigação Biomédica, que tento contruir diariamente. O meu próximo objetivo é o Doutoramento, também em Ciências Biomédicas, que penso que também será muito promissor e desafiante no que se refere ao conhecimento que posso vir a adquirir.


Nadine Conchinha

Em 2011, entrei na Licenciatura de Ciências Biomédicas com uma vaga ideia do que pretendia com este curso, sabia que gostava muito da área de Biologia e de Medicina, mas também tinha a certeza que não queria ser médica. Os três anos de licenciatura devido ao bom abrangimento de conteúdos e atividades práticas ajudaram-me a aclarar as ideias e a começar a construir o meu percurso. A Universidade do Algarve, em especial o Departamento e os seus docentes tiveram um papel essencial na minha evolução. A disponibilidade para esclarecimento de dúvidas, não só no âmbito disciplinar, mas também sobre opções futuras e a possibilidade de experimentar diferentes laboratórios foram a chave para o meu desenvolvimento. No 3º ano da minha licenciatura desenvolvi a minha monografia com a orientação da Dra. Patrícia Madureira que para além de orientadora da minha monografia, foi também a minha mentora. A ajuda dela como mentora foi muito importante para a minha decisão relativa a mestrado. Mestrado esse que fiz na Universidade do Algarve em Ciências Biomédicas. Desde a licenciatura sabia que queria experimentar sair do país, crescer academicamente e pessoalmente noutra cultura. Por isso, durante o primeiro trimestre do mestrado contactei alguns Investigadores Principais cujo trabalho me interessava. Após resposta positiva candidatei-me à bolsa de estágio ERASMUS+. Mais uma vez o suporte do Departamento de Ciências Biomédicas foi fundamental, tanto antes de viajar para Leuven como durante toda a minha experiencia lá. Não menos importante foi o meu orientador interno, Dr. Jorge Martins, que mesmo estando a 2000Km deu-me um incrível suporte durante todo o ano letivo. Atualmente estou a fazer o meu PhD na KULeuven na minha área de interesse, metabolismo endotelial, e acredito que a base para o meu sucesso foi o suporte e todos os ensinamentos dados pelos docentes e membros do Departamento de Ciências Biomédicas.


Ana Vanessa Vieira Oliveira

Aluna da 1ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Tese de Mestrado: "Study of the antimicrobial and antioxidant effects of propolis extracts, the type of Algarve Portuguese origin" Orientadoras: Doutora Maria Graça Miguel e Doutora Ana Ferreira (Universidade do Algarve)   

Situação actual: Aluna do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve sob o tema: “Development of non-viral vectors for gene therapy for pathologies of the retina". Orientadores: Doutora Gabriela Silva (Universidade do Algarve) e Doutor Daniel Chung (University of Pennsylvania,USA).

“Com o mestrado em Ciências Biomédicas para além de uma formação sólida em diversas áreas das Ciências Biomédicas fiquei a conhecer novas linhas de investigação e e isso ajudou-me a conseguir a minha primeira bolsa de investigação.”


Ana Carolina Borges de Araújo

Aluna da 1ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Situação actual: Aluna do Programa Doutoral em Ciências Biomédicas na Universidade do Algarve sob o tema: The role of mouse Cerberus like-2 during the cardiogenesis - genetic and morphogenetic studies.

 Orientadores: Doutor José Belo (Universidade do Algarve).

“Foi através do contacto com os investigadores das variadas disciplinas e com os seus respectivos trabalhos que em muito contribuiu para a percepção do que é e como se faz ciência.”


Cátia Diana Carvalho

Aluna da 2ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Supramolecular biomimetic binding of the DNA-Dye HOECHST 33258 by a synthetic macrocyle. Orientador: Doutor Uwe Pischel (Univ. Huelva).

Situação actual: aluna de doutoramento na Universidade de Huelva, sob orientação do Doutor Uwe Pischel.

"O mestrado em Ciências Biomédicas da Ualg proporcionou-me a oportunidade de trabalhar com o grupo de fotoquímica da Universidade de Huelva, onde desenvolvi a tese do mestrado e que foi o ponto de partida para a publicação do meu primeiro artigo cientifico." 


Ana Rita Reis Mateus

Aluna da 2ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Tese de Mestrado “Desenvolvimento de vectores não virais para terapia génica ocular”. Orientadora: Dr Gabriela Silva (Universidade do Algarve)

Situação actual: aluna do curso de Medicina da Universidade da Beira Interior


Joana Cabrita Afonso

Aluna da 3ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Tese de Mestrado "Identification of genes regulated by miR-363*, a regulator of bone marrow endothelial cell properties". Orientador: Doutor Sérgio Dias (IPO Lisboa).

Situação actual: Aluna de doutoramento na área da angiogénese. Orientador: Sérgio Dias (IPO, Universidade de Lisboa).


Jorge Filipe da Conceição Pascoal

Aluno da 3ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Tese de Mestrado “Unravel the role of Neuropeptide Y in autophagy: potential target on aging”. Orientador: Doutora Cláudia Cavadas (Univ. Coimbra).

Situação actual: aluno do programa doutoral MIT Portugal Program in Bioengineering Systems

Institute for Biotechnology and Bioengineering / Instituto Superior Técnico (IBB/IST)

Center for Biotechnology and Interdisciplinary Studies - Rensselaer Polytechnic Institute (RPI), sob o tema: "Exploring human pluripotent stem cell fate using 3-D cellular microarrays". Orientadores:

Prof. Dr. Joaquim Sampaio Cabral (IBB/IST), Dra. Maria Margarida Diogo (IBB/IST)

Prof. Dr. Jonathan Dordick (RPI)

“O Mestrado em Ciências Biomédicas integrou, de forma extremamente importante, a minha formação académica e científica, na medida em que me permitiu consolidar o conhecimento que tinha vindo a receber na licenciatura, bem como alargar a experiência e as competências técnicas, indispensáveis à investigação biomédica que se faz actualmente.”


Patrícia Rosado Albuquerque

Aluna da 4ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Tese de Mestrado: “In vitro blood-brain barrier models to predict the permeation of gene-therapy vectors into the brain”. Orientador: Doutor Luís Almeida (CNC, Univ. Coimbra).

Situação actual: a concluir o mestrado.

"O Mestrado em Ciências Biomédicas abriu-me novas portas para o mundo da ciência e tornou-me uma pessoa mais capacitada para os derradeiros desafios de que é feita a investigação científica, dominando competências específicas em diversas áreas.

Devido à sua multidisciplinaridade o Mestrado permite o contacto com as mais diversas áreas emergentes da Biologia e da Biomedicina contemporâneas, como medicina molecular, terapia génica, bionanotecnologia ou medicina regenerativa.

É-nos dada a possibilidade de adquirir os conceitos, as abordagens experimentais e os problemas actuais da biologia celular e molecular, tendo contacto com investigadores nacionais e internacionais de renome que partilham o seu saber e a sua experiência e incentivam a discussão científica. "


Pedro Miguel Bilro Carretas

Aluno da 5ª edição do Mestrado em Ciências Biomédicas

Situação actual: Admitido no Mestrado Integrado em Medicina na Universidade do Algarve

"O Mestrado em CBM devido à sua ampla e diversificada oferta curricular permitiu-me adquirir competências nas mais variadas áreas de ponta do conhecimento científico. Esta "bagagem" de conhecimento ser-me-á, certamente, muito útil na minha vida profissional de clínico e de investigador."