Workshop de Comunicação em Medicina I

Workshop de Comunicação em Medicina I

Realizou se no passado dia 18 de novembro, mais uma edição do Workshop de Comunicação em Medicina I, dirigido aos estudantes do primeiro ano.

O evento visou fornecer aos estudantes, ferramentas práticas para uma adequada comunicação com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes a oportunidade de praticarem as suas aptidões comunicacionais, em ambiente simulado, recorrendo a atores profissionais. 

Na primeira parte foram abordadas temáticas basilares na comunicação em medicina. 

Na segunda tiveram lugar quatro tutoriais sob os temas: colheita de história clínica, explicação de um fármaco, explicação de doença crónica e explicação de um resultado alterado de um meio complementar de diagnóstico, em rotação. Os estudantes interagiram com os paciente simulados, sob video-observação em sala contigua pelos restantes colegas de grupo, cujo feedback enriqueceu ainda mais o momento pedagógico

A prática clínica simulada, com recurso a roleplay e dramatização, proporciona aos estudantes um ambiente protegido de aprendizagem. 

Em fevereiro próximo irá ter lugar o Workshop de Comunicação em Medicina II, que visa competências mais complexas como a transmissão de más noticias e a comunicação com "pacientes difíceis".