Notícias

Alunos de Ciências Biomédicas participam na campanha #StumbleontoAtaxia.
Desafiados pelo Laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Génica do Centro de Investigação em Biomedicina, os alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve associaram-se a uma campanha internacional para alertar a sociedade civil para a importância do estudos das ataxias, que são doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso.... (ver mais)
Nova plataforma lançada pelo CBMR | UAlg
A Plataforma de Comunicação de Ciência do CBMR foi hoje oficialmente lançada, estabelecendo uma nova forma de comunicar e uma nova ponte entre a Universidade do Algarve e a sociedade. Plataforma de Comunicação de Ciência Veja também o vídeo de apresentação da plataforma.
1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior
A Universidade do Algarve (UAlg) atinge o número mais elevado de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior dos últimos sete anos. De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2017/18, recentemente publicados, a UAlg volta a registar um crescimento consolidado na procura por parte dos... (ver mais)
Oito alunos que terminaram no ano passado o Mestrado Integrado em Medicina, na Universidade do Algarve, tendo realizado em...
Oito alunos que terminaram no ano passado o Mestrado Integrado em Medicina, na Universidade do Algarve, tendo realizado em novembro de 2016 a prova que garante o acesso à especialidade, encontram-se neste momento a exercer funções em unidades hospitalares espalhadas por todo o Algarve. Com especialidades que vão da Anestesiologia à Radiologia, passando pela Medicina... (ver mais)
No Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS 
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve terá, de 24 a 28 de junho, uma presença inédita no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS. O evento, um dos mais representativos a nível mundial na área da Medicina, realiza-se de quatro em quatro anos e este ano decorrerá em Paris. A equipa portuguesa vai mostrar os trabalhos... (ver mais)
Workshop trouxe especialista espanhol à UAlg
O conceituado e heterodoxo médico espanhol, Juan Gérvas, médico de medicina geral e familiar, proferiu no dia 9 de junho de 2017, das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, o workshop «Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e fazer 0% do que não há que fazer». A organização deste workshop, que se... (ver mais)
Estudantes terão a oportunidade inédita de publicar em reputada publicação científica internacional
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina acaba de estabelecer uma parceria com a European Medical Journal, uma reputada publicação científica internacional online, de acesso aberto, na área da saúde, com o objetivo de fomentar a publicação de trabalhos científicos por parte dos estudantes de Medicina e Ciências Biomédicas. A publicação, indexada a alguns dos... (ver mais)
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
O projeto Algarve Seguro também é notícia na RTP. Veja toda a história aqui.
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
Projeto do Centro Académico do Algarve e do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve é notícia no jornal Observador. Veja toda a notícia aqui.
Sete entidades Algarvias oficializaram consórcio
Com o objetivo de garantir mais saúde, segurança e bem-estar à população do Algarve e a todos os que visitam a região, no dia 24 de maio, pelas 15h00, foi assinado um protocolo de colaboração, no Hotel Alísios, em Albufeira, intitulado “Algarve Coração Seguro”, que conta com a parceria de sete entidades algarvias, incluindo a Universidade do Algarve. A iniciativa foi... (ver mais)
Novo Vídeo Promocional 
Conheçam o novo vídeo promocional do curso de Medicina da Universidade do Algarve
Clévio Nóbrega
Clévio Nóbrega, investigador do CBMR, acaba de ser distinguido pela Sociedade Europeia de Neuroquímica com o prémio “Jovem Cientista 2017”. A distinção, atribuída ao mais jovem e promissor cientista europeu, visa reconhecer a excelência da investigação desenvolvida na área da neuroquímica. Este ano o galardão voou para o Algarve, reconhecendo o mérito e a inovação dos... (ver mais)
Investigador do CBMR é o mais jovem e promissor cientista europeu
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, acaba de ser distinguido pela Sociedade Europeia de Neuroquímica com o prémio “Jovem Cientista 2017”. A distinção, atribuída ao mais jovem e promissor cientista europeu, visa reconhecer a excelência da investigação desenvolvida na área da neuroquímica. Este ano... (ver mais)
Investigação & Desenvolvimento made in Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 10 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "Investigação & Desenvolvimento made in Algarve”, dá a conhecer os diferentes Centros de Investigação e de Estudo e Desenvolvimento, bem como os seus investigadores e projetos de I&D da Academia algarvia.... (ver mais)
Identificada proteína que ajuda células cancerígenas a resistirem à quimioterapia.
A equipa do docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve foram notícias no Correio da Manhã. Veja todos os detalhes aqui.
 
  Avisam-se os candidatos, admitidos à primeira fase do processo de seleção da 8ª edição do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, que deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em 165,00 €, até ao próximo dia 10 de Março de 2017.   Forma de Pagamento: Pode optar por utilizar o serviço de HOMEBANKING ou a rede... (ver mais)
Ana Teresa Maia foi convidada especial do programa
Ana Teresa Maia, docente do DCBM, foi a convidada especial do programa "90 segundos de Ciência", da Antena 1. Numa conversa dedicada ao tema do cancro da mama a investigadora explicou de que modo a análise do genoma pode ajudar a conhecer melhor a predisposição das mulheres para este tipo de cancro.  Oiça o programa completo aqui. 
Isabel Palmeirim concede entrevista sobre o curso.
Isabel Palmeirim, diretora do Mestrado Integrado em Medicina, concedeu recentemente uma entrevista à Revista Algarve Informativo, onde destaca as particularidades do ensino desenvolvido na UAlg na área da Medicina bem como alguns dos principais projetos e perspetivas de futuro a ser desenolvidos pelo DCBM (Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina). À conversa com... (ver mais)
Notícia Agência Lusa
A Universidade do Algarve (UAlg) quer instalar até ao final do ano na academia um centro de simulação médica, para treinar estudantes e profissionais de saúde, através da recriação de cenários reais com manequins eletrónicos. Toda a notícia aqui.
Desenvolvida em colaboração com a Prof. Doutora Inês Araújo
Um estudo multidisciplinar que contou com a participação da Prof. Doutora Inês Araújo do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina desenvolveu uma nova tecnologia eletrónica. Saiba mais.
Projeto financiado pela Liga Portuguesa contra o Cancro
Vânia Roberto, investigadora do CBMR, acaba de ganhar uma bolsa de investigação, atribuída pela Liga Portuguesa contra o Cancro, para desenvolver investigação na área do cancro do colón. O projeto será desenvolvido no laboratório "Epigenetics and Human Disease", sob a supervisão do Professor Doutor Pedro Castelo-Branco do Departamento de Ciências Biomédicas e... (ver mais)
Programa Cultural para estudantes internacionais
Promover o destino turístico junto dos estudantes estrangeiros, tendo como ponto de partida a oferta cultural do programa «365 Algarve» foi a ideia que norteou a parceria pioneira entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Universidade do Algarve (UAlg) e que vai decorrer em 2017. O desafio que o «365 Algarve» lançou... (ver mais)
Investigadores da UAlg descobrem composto químico que promete revolucionar tratamento do cancro e anti-envelhecimento
Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, liderada por Wolfgang Link e composta por investigadores nacionais e internacionais, entre os quais Bibiana Ferreira e Susana Machado, também investigadoras do CBMR, acaba de publicar um inovador artigo científico na revista científica PLOS ONE, uma das mais... (ver mais)
18 NOV | CAMPUS de GAMBELAS
Realizou se no passado dia 18 de novembro, mais uma edição do Workshop de Comunicação em Medicina I, dirigido aos estudantes do primeiro ano. O evento visou fornecer aos estudantes, ferramentas práticas para uma adequada comunicação com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes a oportunidade de praticarem as suas aptidões comunicacionais, em ambiente... (ver mais)
Decorreu no passado dia 24 de Novembro no auditório do CHAlgarve
Decorreu no  dia 24 de Novembro, o primeiro encontro do recém-criado Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center).  Com um auditório cheio profissionais de saúde, investigadores, docentes, estudantes e internos de medicina, entre outros representantes de entidades ligadas à investigação e desenvolvimento... (ver mais)

Páginas