Notícias

No Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS 
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve terá, de 24 a 28 de junho, uma presença inédita no Congresso Mundial de Otorrinolaringologia IFOS. O evento, um dos mais representativos a nível mundial na área da Medicina, realiza-se de quatro em quatro anos e este ano decorrerá em Paris. A equipa portuguesa vai mostrar os trabalhos... (ver mais)
Workshop trouxe especialista espanhol à UAlg
O conceituado e heterodoxo médico espanhol, Juan Gérvas, médico de medicina geral e familiar, proferiu no dia 9 de junho de 2017, das 14h00 às 18h00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, o workshop «Ser bom médico significa fazer 100% do que há para fazer e fazer 0% do que não há que fazer». A organização deste workshop, que se... (ver mais)
Estudantes terão a oportunidade inédita de publicar em reputada publicação científica internacional
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina acaba de estabelecer uma parceria com a European Medical Journal, uma reputada publicação científica internacional online, de acesso aberto, na área da saúde, com o objetivo de fomentar a publicação de trabalhos científicos por parte dos estudantes de Medicina e Ciências Biomédicas. A publicação, indexada a alguns dos... (ver mais)
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
O projeto Algarve Seguro também é notícia na RTP. Veja toda a história aqui.
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
Projeto do Centro Académico do Algarve e do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve é notícia no jornal Observador. Veja toda a notícia aqui.
Sete entidades Algarvias oficializaram consórcio
Com o objetivo de garantir mais saúde, segurança e bem-estar à população do Algarve e a todos os que visitam a região, no dia 24 de maio, pelas 15h00, foi assinado um protocolo de colaboração, no Hotel Alísios, em Albufeira, intitulado “Algarve Coração Seguro”, que conta com a parceria de sete entidades algarvias, incluindo a Universidade do Algarve. A iniciativa foi... (ver mais)
Novo Vídeo Promocional 
Conheçam o novo vídeo promocional do curso de Medicina da Universidade do Algarve
Clévio Nóbrega
Clévio Nóbrega, investigador do CBMR, acaba de ser distinguido pela Sociedade Europeia de Neuroquímica com o prémio “Jovem Cientista 2017”. A distinção, atribuída ao mais jovem e promissor cientista europeu, visa reconhecer a excelência da investigação desenvolvida na área da neuroquímica. Este ano o galardão voou para o Algarve, reconhecendo o mérito e a inovação dos... (ver mais)
Investigador do CBMR é o mais jovem e promissor cientista europeu
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, acaba de ser distinguido pela Sociedade Europeia de Neuroquímica com o prémio “Jovem Cientista 2017”. A distinção, atribuída ao mais jovem e promissor cientista europeu, visa reconhecer a excelência da investigação desenvolvida na área da neuroquímica. Este ano... (ver mais)
Investigação & Desenvolvimento made in Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 10 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "Investigação & Desenvolvimento made in Algarve”, dá a conhecer os diferentes Centros de Investigação e de Estudo e Desenvolvimento, bem como os seus investigadores e projetos de I&D da Academia algarvia.... (ver mais)
Receção aos alunos
A Universidade do Algarve vai realizar, de 3 a 7 de julho e de 10 a 14 de julho, cursos de verão em diversas áreas de estudo: Ciências; Comunicação e Design; Desporto; Economia, Gestão e Turismo; Empreendedorismo; Engenharias e tecnologia; Línguas e Humanidades; Saúde. Destinados aos jovens que frequentam o ensino secundário, estes... (ver mais)
Identificada proteína que ajuda células cancerígenas a resistirem à quimioterapia.
A equipa do docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve foram notícias no Correio da Manhã. Veja todos os detalhes aqui.
 
  Avisam-se os candidatos, admitidos à primeira fase do processo de seleção da 8ª edição do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, que deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em 165,00 €, até ao próximo dia 10 de Março de 2017.   Forma de Pagamento: Pode optar por utilizar o serviço de HOMEBANKING ou a rede... (ver mais)
Ana Teresa Maia foi convidada especial do programa
Ana Teresa Maia, docente do DCBM, foi a convidada especial do programa "90 segundos de Ciência", da Antena 1. Numa conversa dedicada ao tema do cancro da mama a investigadora explicou de que modo a análise do genoma pode ajudar a conhecer melhor a predisposição das mulheres para este tipo de cancro.  Oiça o programa completo aqui. 
Isabel Palmeirim concede entrevista sobre o curso.
Isabel Palmeirim, diretora do Mestrado Integrado em Medicina, concedeu recentemente uma entrevista à Revista Algarve Informativo, onde destaca as particularidades do ensino desenvolvido na UAlg na área da Medicina bem como alguns dos principais projetos e perspetivas de futuro a ser desenolvidos pelo DCBM (Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina). À conversa com... (ver mais)
Notícia Agência Lusa
A Universidade do Algarve (UAlg) quer instalar até ao final do ano na academia um centro de simulação médica, para treinar estudantes e profissionais de saúde, através da recriação de cenários reais com manequins eletrónicos. Toda a notícia aqui.
Nos campi da UAlg
A Universidade do Algarve volta a receber, durante o ano letivo de 2016/2017, a unidade móvel de rastreio do VIH/SIDA. O próximo rastreio realiza-se no dia 20 de abril, entre as 10h00 e as 13h30, no Campus da Penha. O objetivo é sensibilizar a população académica para a importância da deteção precoce da infeção e disponibilizar testes rápidos para deteção do... (ver mais)
Desenvolvida em colaboração com a Prof. Doutora Inês Araújo
Um estudo multidisciplinar que contou com a participação da Prof. Doutora Inês Araújo do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina desenvolveu uma nova tecnologia eletrónica. Saiba mais.
Projeto financiado pela Liga Portuguesa contra o Cancro
Vânia Roberto, investigadora do CBMR, acaba de ganhar uma bolsa de investigação, atribuída pela Liga Portuguesa contra o Cancro, para desenvolver investigação na área do cancro do colón. O projeto será desenvolvido no laboratório "Epigenetics and Human Disease", sob a supervisão do Professor Doutor Pedro Castelo-Branco do Departamento de Ciências Biomédicas e... (ver mais)
Programa Cultural para estudantes internacionais
Promover o destino turístico junto dos estudantes estrangeiros, tendo como ponto de partida a oferta cultural do programa «365 Algarve» foi a ideia que norteou a parceria pioneira entre a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) e a Universidade do Algarve (UAlg) e que vai decorrer em 2017. O desafio que o «365 Algarve» lançou... (ver mais)
Investigadores da UAlg descobrem composto químico que promete revolucionar tratamento do cancro e anti-envelhecimento
Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, liderada por Wolfgang Link e composta por investigadores nacionais e internacionais, entre os quais Bibiana Ferreira e Susana Machado, também investigadoras do CBMR, acaba de publicar um inovador artigo científico na revista científica PLOS ONE, uma das mais... (ver mais)
18 NOV | CAMPUS de GAMBELAS
Realizou se no passado dia 18 de novembro, mais uma edição do Workshop de Comunicação em Medicina I, dirigido aos estudantes do primeiro ano. O evento visou fornecer aos estudantes, ferramentas práticas para uma adequada comunicação com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes a oportunidade de praticarem as suas aptidões comunicacionais, em ambiente... (ver mais)
Decorreu no passado dia 24 de Novembro no auditório do CHAlgarve
Decorreu no  dia 24 de Novembro, o primeiro encontro do recém-criado Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center).  Com um auditório cheio profissionais de saúde, investigadores, docentes, estudantes e internos de medicina, entre outros representantes de entidades ligadas à investigação e desenvolvimento... (ver mais)
O artigo: "Microbleeds and cavernomas after radiotherapy for paediatric primary brain tumours " no qual participa o docente do...
O artigo: "Microbleeds and cavernomas after radiotherapy for paediatric primary brain tumours " no qual participa o docente do DCBM Hipólito Nzwalo foi recentemente publicado no Journal of Neurological Sciences. Veja o artigo completo no site da revista.
O docente Clévio Nóbrega recebeu o Prémio Sociedade Portuguesa de Genética Humana
Clévio Nóbrega, investigador do CBMR a trabalhar na área da neurociência, particularmente na aplicação de terapia genética a doenças neurodegenerativas, é o mais recente vencedor do prémio anual da Sociedade Portuguesa de Genética Humana.  Atribuído ao artigo de maior excelência científica publicado, ao nível internacional, na área da genética, o prémio visa... (ver mais)

Páginas