Centro de Investigação em Biomedicina

Ciências e Tecnologias da Saúde
Área Científica
Ciências da Saúde

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), localizado na Universidade do Algarve, tem a missão de melhorar a nossa compreensão e tratamento de doenças humanas, assim como na manutenção da saúde. O CBMR afirmou-se como Centro de Investigação de referência a sul de Portugal e é um dos membros fundadores do Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC), um consórcio focado quer nas atividades de investigação do CBMR quer do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), que atua localmente para melhorar a saúde através do ensino e investigação. O CBMR oferece um leque de unidades laboratoriais e equipamento de última geração para investigação biomédica inovadora, com técnicos dedicados e serviços de apoio, que incluem uma unidade de microscopia totalmente equipada, uma unidade de citometria de fluxo e um biotério que segue as regras de saúde e bem-estar animal da legislação em vigor.

O CBMR tem sido muito produtivo relativamente a artigos de fator de impacto alto, candidaturas a projetos e envolvimento em redes de contacto nacionais e internacionais. Estamos igualmente empenhados em proporcionar uma experiência de ensino e aprendizagem dirigidos à investigação aos estudantes de Medicina e Ciências Biomédicas. A estratégia do CBMR é transformar a sociedade através de uma ciência de excelência, estreitamente alinhada e integrada na estratégia de investigação, cooperação e internacionalização da Universidade do Algarve (UAlg).