Palestra Equipa UAlg "Um aspirante a Geoparque Mundial da Unesco no Algarve?"

Faro - Escola Secundária João de Deus

Palestra: Um Geoparque Mundial UNESCO é um território geograficamente coeso, que contém sítios geológicos de reconhecida importância nacional e internacional, valorizados nas suas vertentes de proteção, desenvolvimento sustentável, educação e cultura. As linhas de ação fundamentais prendem-se com o desenvolvimento sustentado e sustentável do território, envolvendo as comunidades locais, para que este seja um projeto de todos e para todos. Existe no Algarve um território que, em 2019, foi oficialmente considerado como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO junto da Comissão Nacional da UNESCO, e que é, desde então, membro observador no Fórum Português de Geoparques, tendo iniciado de imediato um trabalho de sensibilização junto das populações locais sobre o conceito de Geoparque em todo o seu território, estando a preparar o dossier de formalização da respetiva candidatura à rede Mundial de Geoparques da UNESCO. Trata-se do aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-SilvesAlbufeira! Esta palestra pretende assim dar a conhecer este território identitário, inspirador, transformador, de pertença, que convida a visitar, fixar e investir, de forma consciente e em harmonia com os valores naturais e culturais presentes, respondendo à pergunta: “Um Geoparque para quê e para quem?”

Orador: Professora Cristina Veiga-Pires da Universidade do Algarve

Público: Alunos do 7.º ano

Consultar informações sobre a iniciativa Equipa UAlg aqui.