Nota de pesar pelo falecimento do Professor Doutor Hugo Gil Ferreira

Caros colegas (docentes e não docentes) e caros alunos,

É com muita tristeza que comunico o falecimento do Professor Doutor Hugo Gil Ferreira, recentemente homenageado na cerimónia de Graduação dos alunos MIM-UAlg.  Relembro que é graças ao espirito visionário de pessoas como o Professor Doutor Hugo Gil Ferreira que o MIM-UAlg pode estar agora a comemorar os seus 10 anos de existência. À família e a todos os amigos que sofrem neste momento, o MIM-UAlg envia os votos de condolências, acompanhados de um abraço muito apertado.

Em nome do DCBM, em particular a equipa MIM-UAlg,

Isabel Palmeirim

Nota Biográfica

O Professor Doutor Gil Ferreira, membro externo do 1º Conselho geral da UAlg, nasceu em Angola em 1933. Fez o liceu no Pedro Nunes em Lisboa e o curso de Medicina na Universidade de Lisboa, tendo posteriormente ido para o Imperial College em Londres, onde foi o primeiro português a fazer um curso de engenharia médica. Depois doutorou-se em Fisiologia pela Universidade de Cambridge.

A maior parte da carreira profissional e científica do Professor Gil Ferreira ocorreu no Laboratório de Fisiologia do Instituto Gulbenkian de Ciência em Oeiras. Durante esse período passou algum tempo fora da Instituição, nomeadamente na Grã Bretanha onde foi Reader em Fisiologia e na Escola Médica da Universidade de South Carolina como Visiting Professor. O Professor Hugo Gil Ferreira foi também Professor Catedrático convidado nas Universidades do Porto (ICBAS) onde ensinou Fisiologia e na Universidade Clássica de Lisboa e Nova de Lisboa. Foi jubilado dessas funções em 2003, ao fazer os seus 70 anos.

O Professor Hugo Gil Ferreira  publicou um volume de trabalho enorme em artigos científicos, sobretudo na área do transporte de iões em membranas biológicas e modelos matemáticos de sistemas biológicos; orientou múltiplas teses de doutoramento, escreveu um livro de depoimentos de participantes na revolução de 25 de Abril, em inglês, publicado pela Cambridge University Press; publicou um livro de contos e escreveu outros livros que não chegaram a ser publicados, entre eles uma excelente monografia sobre equilíbrio acidobásico.