ABC distinguido a nível nacional pelo combate à COVID-19

O ABC- Algarve Biomedical Center, um consórcio entre a Universidade do Algarve (UAlg) e Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), foi distinguido com o prémio «Portugal Vence a Covid-19», atribuído pela Fundação António da Mota, no valor de 50 mil euros.
238941

Este ano o Prémio Manuel António da Mota premiou as instituições que se distinguiram no combate à crise sanitária e às suas consequências nas áreas do combate à pobreza e exclusão social, saúde, educação, emprego, inovação e empreendedorismo social, inclusão digital e tecnológica e apoio à família.

O ABC- Algarve Biomedical Center foi distinguido pelo desenvolvimento do projeto ‘ABC-COVID’, com impacto na população do Algarve, do Baixo Alentejo e do Alentejo Litoral, integrando ainda várias iniciativas para mitigar a propagação da Covid-19 no País.

Das várias iniciativas desenvolvidas por este consórcio, em estreita colaboração com o curso de Medicina da UAlg, destaca-se a produção de álcool gel, de meio de transporte viral, de zaragatoas e de ‘kits’ de diagnóstico para todo o país; a criação de um laboratório para a realização de testes diagnósticos e de um sistema de colheita de amostras (Drive Trough ou deslocação de equipa); a criação de uma plataforma de informação para os profissionais de saúde; a investigação com base nos testes de rastreio serológico, entre outras.

Refira-se ainda que o ABC tem realizado testes em várias escolas, em eventos públicos e instituições de solidariedade social, numa conjugação de esforços com a Segurança Social e as autarquias locais.