Fases de Seleção

1ª fase de seleção

Avaliação de Aptidões Cognitivas e de Conhecimentos da Língua Inglesa (ver  Método de Classificação)

A primeira fase do processo de seleção consistirá num conjunto de provas de aptidões cognitivas e numa prova de conhecimentos da língua inglesa. Esta fase será assegurada por uma entidade externa especializada neste tipo de avaliação, que trabalhará em estreita colaboração com a Universidade do Algarve. As provas de aptidões cognitivas estão devidamente adaptadas e validadas para a população portuguesa e aprovadas pelo detentor dos direitos de autor. São provas cuja validade e fiabilidade foram atestadas em vários países e que são utilizadas para a seleção de profissionais com formação de nível médio e superior. A prova de conhecimentos da língua inglesa será um instrumento utilizado internacionalmente, cujos resultados tenham correspondência com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

  1.  As provas de aptidões cognitivas serão realizadas em português e avaliarão as seguintes aptidões: raciocínio numérico, raciocínio verbal e raciocínio abstracto. Pode consultar este site para informações e exemplos de provas de tipo semelhante ao utilizado.
  2.  A prova de conhecimentos da língua inglesa destina-se a avaliar o nível de compreensão da língua, quer oral, quer escrito.

A prova de língua inglesa tem um carácter eliminatório, sendo que os candidatos têm de ter uma nota mínima para poderem passar à fase seguinte da selecção. Esta nota corresponde ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (i.e., Utilizador Independente). A classificação mínima exigida, em termos numéricos, será divulgada previamente à realização da prova.

Todas as provas serão realizadas a lápis por questões que se prendem, quer com o equipamento de leitura óptica utilizado para a sua correção, quer com a utilização de folhas de resposta auto- corrigíveis.

As provas realizar-se-ão durante um dia em Faro, Lisboa e Porto em data a designar. Aconselhamos a consulta regular deste site para mais informações sobre o horário e local de realização das provas.

No acto de realização das provas será solicitada, a todos os candidatos, a assinatura de uma declaração que atesta estarem em condições físicas e psicológicas para realizar os testes propostos e terem conhecimento do presente regulamento.

Todo e qualquer material necessário para realizar a prova será fornecido pela empresa responsável por esta fase da avaliação e apenas este poderá estar em cima da mesa. Não será permitido o uso de telemóveis e estes terão de permanecer desligados durante toda a duração das provas. 

 

2ª fase de seleção

Mini-Entrevistas Múltiplas (ver Método de Classificação)

Na segunda fase de seleção participarão apenas os 105 candidatos cuja classificação da primeira fase tenha sido a mais elevada. Esta fase realizar-se-á exclusivamente em Faro em data a designar.

Esta fase do processo de seleção consistirá na realização de um conjunto de 10 mini-entrevistas múltiplas ou estações de 8 minutos cada. Este processo tem várias vantagens em relação à entrevista tradicional, das quais interessa salientar uma menor vulnerabilidade ao relacionamento entrevistado-entrevistador, um menor grau de subjectividade e uma maior correlação entre a seleção da entrevista e os resultados académicos dos selecionados.

Cada estação tem como tema apenas uma questão concreta que pode ser apresentada como pergunta ou cenário, tendo como objectivo avaliar um ponto específico de cada um dos candidatos.

Cada estação é acompanhada por um entrevistador/observador diferente perfazendo um total de 10, tantos quanto o número de estações.

Para exemplos consulte os ficheiros Manual for Interviewers Practice Questions.

 

 

 

Share Partilhar