Instruções para alunos para realização do MEE

GUIDELINES  PARA O MEE

Os alunos são responsáveis por proporem um MEE do seu agrado ao regente da Unidade Curricular (UC). Cada aluno terá que realizar 3 MEEs distribuídos pelos três primeiros anos letivos do MIM-UAlg, garantindo que um MEE é de Investigação Laboratorial e outro de Investigação Clínica. Aconselha-se que estes sejam realizados nos 2 primeiros anos, visto que existe um período formal exclusivamente dedicado à execução destes trabalhos. Excetua-se, neste contexto, alunos que tenham previamente realizado trabalhos de investigação laboratorial em regime de tempo integral por um período mínimo de 1 ano. Estes poderão optar por substituir o MEE Laboratorial por um MEE de outra tipologia. Reforça-se, no entanto, que a obrigatoriedade da realização de 3 MEEs se mantém.

PROCEDIMENTOS A ADOTAR

1.  O aluno deve escolher a tipologia de MEE que irá desenvolver. Caso pretenda fazer um MEE Formativo/Intervenção Comunitária, deve manifestar essa intenção por escrito (via e-mail) ao responsável da UC, dentro do prazo estipulado para o efeito;

2. O aluno deve identificar e contactar um tutor à sua escolha;

3. Deve discutir com o tutor o tema a realizar, garantindo que se adequa à tipologia do MEE e que é passível de ser desenvolvido nos prazos estipulados;

4. Deve submeter a Proposta de Projeto MEE e aguardar a respetiva aprovação pelo responsável do MEE do seu ano curricular:

Projeto MEE 1º Ano (MEE-1)
                   Projeto MEE 2º Ano (MEE-2)

Projeto MEE 3º Ano (MEE-3)

5. Caso seja necessária autorização de uma Comissão de Ética da instituição de acolhimento, deverá informar o regente da UC para serem tomadas as diligências apropriadas em tempo útil.

6. À chegada, deve entregar ao Tutor o “Pacote de Informação MEE” (previamente disponibilizado no secretariado). Este é constituído por 1) Carta ao Tutor MEE-1 MEE-2 | Carta ao Tutor MEE-3 ,  2) Manual de Avaliação e 3) Ficha de Registo de Atividades MEE-1 e MME-2 | Ficha de Registo de Atividades MEE-3 .

7. No final do MEE, deve garantir a devolução da Ficha de Avaliação e de Registo de Atividades integralmente preenchidas ao regente da UC dentro dos prazos estipulados.

8. No final do MEE, deve redigir e entregar um Trabalho Escrito original reportando o trabalho efetuado - consultar as NORMAS INTERNAS.

9. No caso do MEE-1 e MEE-2, deve ainda preparar uma apresentação em formato de poster (MEE-1) ou palestra oral (MEE-2) para apresentação no Congresso anual MEEting - consultar as NORMAS INTERNAS .

10. No caso do MEE-1 e MEE-2, deve reiterar o convite do DCBM ao seu Tutor para que este esteja presente no dia da sua apresentação no MEEting.

AVALIAÇÃO

A  Nota final do MEE resulta da combinação da nota resultante da avaliação contínua feita pelo Tutor, da nota atribuída ao trabalho escrito por um júri nomeado pelo DCBM e, no caso do MEE-1 e MEE-2, da nota obtida após apresentação e discussão do trabalho com um júri em ambiente de congresso (Avaliação do MEEting).

Nota MEE (1º e 2º anos) = 0,6*(0,3*Tutor + 0,7*Trabalho escrito) + 0,4*Congresso

Nota MEE (3º ano) = 0,5*Tutor + 0,5*Trabalho escrito

DATAS IMPORTANTES (2017/2018)

Prazo para manifestação de intenção de realização de MEE Formativo/Intervenção Comunitária (MEE-1, -2 e -3)