Módulo de Escolha do Estudante

 

Unidade Curricular

Módulo de Escolha do Estudante

 

 

O Módulo de Escolha do Estudante (MEE) é uma unidade curricular (UC) que decorre em cada um dos três primerios anos do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve e que tem como objectivos 1) incentivar os alunos de Medicina a participarem em actividades de investigação, 2)  introduzir diversidade na formação académica dos alunos de Medicina e 3) fomentar a participação activa dos alunos de Medicina na comunidade onde se inserem. No decurso do MEE, o aluno é integrado numa equipa multidisciplinar de modo a:

  • Compreender e aplicar o método científico à investigação clínica e laboratorial
  • Desenvolver e aperfeiçoar o sentido de reflexão e análise crítica
  • Compreender e desenvolver com maior profundidade um tema à sua escolha
  • Desenvolver competências de expressão escrita, gráfica e oral
  • Criar redes de contactos com clínicos e investigadores
  • Desenvolver maior percepção acerca das necessidades da comunidade envolvente


Existem diversos tipos de Módulo de Escolha de Estudante à disponibilidade do aluno de Medicina:

  • O MEE de Investigação Laboratorial* tem como objetivo familiarizar o futuro médico com o processo de investigação em ciências básicas. Pretende-se objectivamente que o aluno elabore uma questão científica, aplique uma ou mais técnicas experimentais para responder a essa questão e faça uma análise detalhada dos resultados obtidos.
     
  • O MEE de Investigação Clínica* permite familiarizar o futuro médico com o processo de investigação em ambiente clínico nos diversos níveis de cuidados. Este processo deverá ter início com a identificação de uma questão clínica relevante sobre a qual se desenrolará toda a pesquisa conducente a um estudo clínico. Entende-se como “estudo clínico” qualquer investigação de cariz clínico sustentado numa substancial quantidade de trabalho envolvendo aspectos como: observação, recolha de dados, diagnóstico ou intervenção terapêutica, num ou mais pacientes/sujeitos. Esta noção inclui mas não se limita aos ensaios clínicos no sentido estabelecido pela Directiva da União Europeia (2001/20/EC).
     
  • O MEE de Revisão Bibliográfica permite introduzir o aluno a uma das tarefas iniciais e fundamentais da investigação clínica/laboratorial, pois a pesquisa bibliográfica sobre um tema faz parte do processo de investigação e do quotidiano dos investigadores. Neste MEE o estudante terá oportunidade de conhecer e utilizar as principais ferramentas que permitem obter e organizar a bibliografia, selecionar as fontes mais adequadas de referências e aprender a evitar os principais erros cometidos numa pesquisa bibliográfica.
     
  • O MEE Formativo / Intervenção Comunitária tem como objetivo permitir aos futuros médicos uma melhor perceção do seu exercício na comunidade como um todo, devidamente integrados e multifacetados em ambiente comunitário. O aluno deverá preparar um plano de actividades, colocá-lo no terreno, analisar os resultados obtidos e elaborar um relatório de actividades. A decisão de classificar um trabalho de formação como de intervenção comunitária (assumindo a denominação de formativo/intervenção comunitária) deverá ser tomada pelos docentes da UC de MEE e respetivo tutor. A direção do MIM-UAlg será envolvida neste processo, avaliando as mais valias do projeto e sua integração na missão do curso.

*de carácter obrigatório

Os trabalhos realizados nos dois primeiros anos são apresentados em formato de PAINEL ou APRESENTAÇÃO ORAL num congresso científico organizado anualmente - o MEEting do MIM.

INSTRUÇÕES PARA ALUNOS PARA REALIZAÇÃO DO MEE