Perguntas Frequentes

Tenho uma Licenciatura pré-Bolonha e um Mestrado, qual a média que é válida para efeitos de candidatura ao Mestrado Integrado em Medicina?

Para se candidatar ao Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve necessita de mínimo de média de 14 valores na licenciatura (1º ciclo) ou mestrado integrado (1º + 2º ciclo). O mestrado (2º ciclo) é contabilizado como bonificação de dois (2) pontos na fase da 1ª seriação de candidatos. Aceitam-se ainda candidatos com média final de 13 valores, desde que tenham um mínimo de 5 anos de experiência profissional na área da licenciatura/mestrado integrado.

Que licenciatura ou mestrado integrado posso ter para poder candidatar-me ao mestrado integrado em medicina?

Serão aceites qualquer licenciatura da área das ciências saúde, ciências exatas ou ciências da natureza desde que o plano curricular da licenciatura ou mestrado integrado permita a creditação de 120 ECTS. Não se esqueça que para a sua candidatura ser válida terá que cumprir todos os requisitos do regulamento de candidatura e seleção.

​​​​​​​​​​​​​​A disciplina de Química deixou de ser um dos requisitos para a candidatura ao curso de medicina? ​​​​​​​​​​​​​​

Sim, este requisito já não é necessário.

Sou licenciado e tenho nacionalidade estrangeira posso candidatar-me ao curso de medicina da Universidade do Algarve?

Qualquer cidadão estrangeiro pode candidatar-se ao curso de medicina da Universidade do Algarve nas mesmas condições que um cidadão português. A sua candidatura só será válida se cumprir todos os requisitos presentes no regulamento de candidatura e seleção. Chamamos a atenção se o seu diploma é de um país estrangeiro terá que solicitar préviamente o seu reconhecimento em Portugal.

Estou a frequentar o 2º ano do curso de medicina no estrangeiro, posso pedir transferência para o curso de medicina da Universidade do Algarve? E se estiver a frequentar em Portugal?

Não, o Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve não aceita transferências, é um curso exclusivamente para pós-graduados, ou seja, só aceita candidatos já com uma licenciatura ou mestrado integrado, independentemente de estar a frequentar o curso de medicina em Portugal ou no estrangeiro. Se possuir uma licenciatura prévia pode candidatar-se como qualquer outro candidato e a sua candidatura será aceite se cumprir os requisitos presentes no regulamento de candidatura e seleção.

Irei concluir a minha licenciatura um mês depois do prazo de candidatura terminar, posso candidatar-me à mesma e apresentar os certificados posteriormente?

Não, como especifica o regulamento de candidatura e seleção no artigo 3º, alínea 5 “A data a considerar para efeito de cumprimento dos requisitos de candidatura corresponde ao último dia do prazo estipulado para formalização das candidaturas.”

​​​​​​​​​​​​​​Tenho pelo menos 6 meses de experiência profissional, mas não fiz nenhum voluntariado posso candidatar-me à mesma?

Sim, o que o regulamento exige é que o candidato tenha um mínimo de 6 meses de experiência profissional ou mínimo de 12 meses de voluntariado. Caso cumpra o requisito de experiência profissional e possuir no seu currículo um voluntariado pelo período mínimo de 2 meses, este voluntariado serve de bonificação na 1ª etapa de seriação.”

Qual o tipo de voluntariado que é válido para efeitos de candidatura e bonificação? Posso fazer voluntariado em mais do que uma instituição?

Como o regulamento de candidatura e seleção especifica, no artigo 3º, alínea 4c: “Para efeitos de candidatura, apenas são aceites ações de voluntariado que envolvam contacto contínuo e prolongado com grupos sociais vulneráveis em condições adversas…” O voluntariado pode ser feito em mais do que uma instituição e a duração contabilizada pelo somatório de períodos nas várias instituições. Na submissão da candidatura deverá ser apresentado o certificado de cada voluntariado onde deverão estar explícitos, a data de inicio e o fim do voluntariado, assim como as atividades exercidas nessa instituição. Não existe data de validade para os voluntariados efetuados, ou seja, podem ser contabilizados por exemplo, voluntariados feitos há 5 anos atrás.”

​​​​​​​Tenho 6 meses de experiência profissional, mas também tenho 6 meses de voluntariado, tenho bonificação por este voluntariado? Se sim, que bonificação tenho direito?

Sim, terá direito a uma bonificação na 1ª fase de seriação no valor de 3 pontos, como o regulamento de candidatura e seleção especifica, no artigo 7º, alínea 1 “participação em ações de voluntariado, em que às ações de duração compreendida entre 2 e 12 meses são adicionados 3 pontos e às ações de duração superior a 12 meses serão adicionados 5 pontos. Se a ação de voluntariado foi realizada num país em vias de desenvolvimento, que não o da residência do candidato, adicionam-se 5 pontos.”

Já submeti a minha candidatura, como serei informado se esta foi aceite?

Atenção, no decorrer de todo o processo de candidatura e seleção todos os resultados serão divulgados na página da internet afeta ao curso de Medicina. Não haverá outro tipo de divulgação, pelo que são da inteira responsabilidade dos candidatos as consequências da falta de consulta.”

A minha candidatura foi aceite, mas o meu nome não consta da lista de candidatos aceites para a realização das provas de aptidão cognitiva e exame de inglês (1º fase de seleção), porquê?

Provavelmente esqueceu-se de pagar a taxa de admissão às provas de seleção. A admissão dos candidatos à primeira fase do processo de seleção está sujeita ao pagamento obrigatório de uma taxa de inscrição de valor a fixar anualmente pelo reitor da UAlg, sob proposta da comissão científica do DCBM, com vista a suportar os custos com o processo de seleção e gastos administrativos inerentes. Se pagou esta taxa de inscrição pode ter havido algum erro no processamento da sua candidatura e aconselhamos a contatar quanto antes a Comissão de Avaliação e Seleção através do endereço de email: candidaturasmedicina@ualg.pt

No que consiste a 1ª fase de seleção?

A primeira etapa do processo de seleção consiste num conjunto de provas de aptidões cognitivas e numa prova de conhecimentos da língua inglesa. As provas de aptidões cognitivas avaliarão as seguintes aptidões: raciocínio numérico, raciocínio verbal e raciocínio abstrato. ”

Já fiz o mesmo exame de inglês numa instituição certificada, preciso de voltar a fazê-lo para o processo de seleção ao Mestrado Integrado em Medicina da UAlg?

Apesar de já ter realizado o exame de inglês noutra instituição e possuir um certificado válido, este não será considerado para efeitos de candidatura, por este motivo terá que o realizar durante a 1ª fase de seleção.”

As provas de seleção são realizadas onde? São todas no mesmo dia?

As provas da 1ª fase de seleção (provas de aptidão cognitiva e exame de inglês) são realizadas no mesmo dia na Universidade do Algarve, Campus de Gambelas, Faro. As provas da 2ª fase de seleção (minientrevistas) são realizadas no Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina no campus de Gambelas da Universidade do Algarve numa data posterior.”

No que consiste a 2ª fase de seleção?

A segunda etapa no processo de seleção consistirá na realização de um conjunto de 10 a 12 minientrevistas múltiplas ou estações de 8 minutos cada.”

As entrevistas incidem só sobre temas da área médica?

Não, as entrevistas podem ser sobre temas genéricos da área médica como de outro tema qualquer. Não é necessário qualquer conhecimento especifico de medicina para realizar com sucesso as entrevistas.”

Não estou disponível em qualquer uma das datas em que se irá realizar as minientrevistas, posso realizá-las por videoconferência?

Não, a videoconferência não é viável nestas entrevistas, pois estas podem consistir numa entrevista “clássica” entre candidato e entrevistador, mas também podem ser apresentadas como cenário em que terá que interagir com outras pessoas e/ou objetos.”​​​​​​​

Como é feita a classificação das minientrevistas? 

No final da entrevista o entrevistador/observador atribuirá uma cotação ao candidato de acordo com uma grelha específica para aquela estação. No final das minientrevistas cada candidato terá uma classificação que corresponde à média aritmética (arredondada às décimas) das classificações obtidas em todas as estações.”

 

Share Partilhar