UAlg atinge a sua maior taxa de colocação com 97% das vagas preenchidas

A Universidade do Algarve (UAlg) apresenta pelo terceiro ano consecutivo uma taxa de colocação superior à média nacional. De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022/23, foram colocados na UAlg 1560 novos estudantes, é o terceiro maior número de novos estudantes dos últimos 30 anos e a maior taxa de colocação de sempre, com 97% das vagas preenchidas e apenas 78 vagas sobrantes, sendo que dos 46 cursos disponíveis, 37 esgotaram as vagas. O número de candidatos em 1.ª opção apresentou um crescimento de 2,9%, registando-se um novo máximo, ou seja 1717, face aos 1669 no ano letivo transato.

De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior de 2022/23, agora publicados, a taxa de colocação da UAlg (97%) foi novamente superior à do País, situando-se 5,6 pontos percentuais acima da média nacional.

Pelo terceiro ano consecutivo, a taxa de colocação da UAlg ultrapassa os 90%, com 93% em 2020/21, 91% em 2021/22, atingindo um novo máximo com 97% em 2022/23.

De acordo com nota de imprensa divulgada pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior “estão desde já colocados 49806 novos estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional, tendo sido 84% desses estudantes colocados numa das suas três primeiras opções de candidatura”. Na UAlg, o número de candidatos em 1.ª opção apresentou um crescimento de 2,9%, registando-se um novo máximo, ou seja 1717, face aos 1669 no ano letivo transato. Já a nível nacional verificou-se uma redução de 3,9% do número de candidatos. Também pela primeira vez, o número de candidatos 1.ª opção na UAlg (1717) foi superior ao número total de vagas oferecidas (1610).

Em relação ao número de vagas sobrantes, que nunca havia sido inferior a 100, a UAlg também registou um novo mínimo, com apenas 78 vagas, sendo que 37 dos 46 cursos disponíveis não têm vagas sobrantes.

Para o Reitor Paulo Águas «estes resultados traduzem a importância que os jovens e as famílias depositam na qualificação, essencial na atual sociedade do conhecimento, e uma confiança crescente na UAlg, que vê consolidar a sua posição entre as Instituições de Ensino Superior com maior procura».

O processo de Matrícula e Inscrição para os estudantes colocados na Universidade do Algarve irá realizar-se entre os dias 12 a 16 de setembro e é exclusivamente online.

Este ano a UAlg volta a colocar à disposição dos novos estudantes uma linha de atendimento +351 289 244 457 (das 9h30-12h30 e das 14h00-17h00), para esclarecimento de dúvidas no processo de matrícula online, alojamento e bolsas de estudo de ação social.

O ano letivo inicia-se no dia 19 de setembro com uma sessão solene para dar as boas-vindas aos novos estudantes da Universidade do Algarve. A cerimónia terá início às 8h45, no Pavilhão Municipal da Penha, em Faro.

De 14 a 24 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas, tendo em vista a integração dos novos estudantes.

Mais informações  sobre as matrículas e inscrições acede aqui.