Candidatura ao cargo de Reitor da Universidade do Algarve

Está aberta a candidatura ao cargo de Reitor da Universidade do Algarve de 18 de agosto a 28 de setembro de 2021

1. A Universidade do Algarve procede ao anúncio público da abertura de candidatura ao cargo de Reitor.

2. O Reitor, órgão superior de governo e de representação externa da Universidade, é eleito pelo Conselho Geral para um mandato de quatro anos, exercendo as suas funções em regime de dedicação exclusiva.

3. Podem candidatar-se ao cargo de Reitor professores e investigadores da Universidade do Algarve ou professores e investigadores de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, de ensino universitário ou de investigação, em exercício efetivo de funções e que não se encontrem abrangidos por qualquer inelegibilidade ou incompatibilidade previstas na lei.

4. O Reitor deve ser uma personalidade de incontestável prestígio académico com experiência no exercício de funções de direção em instituições de Ensino Superior ou de investigação, com visão estratégica adequada à prossecução de uma política de desenvolvimento da Universidade do Algarve, nos termos dos princípios e valores consagrados nos Estatutos da Universidade. Deve também possuir as competências em língua portuguesa que lhe permitam desempenhar cabalmente o cargo.

5. As candidaturas são dirigidas, em português, à Presidente da Comissão Eleitoral, por correio para a morada: Universidade do Algarve-Conselho Geral, Campus de Gambelas, Edf. 5, 8005-139 Faro, ou através do correio eletrónico: eleicaoreitor@ualg.pt, entre o dia 18 de agosto e o dia 28 de setembro de 2021, devidamente assinadas e acompanhadas pelo Curriculum Vitae do candidato e pelo programa de ação que se propõe cumprir. Deverão ainda incluir um compromisso de honra, declarando que o candidato não se encontra abrangido por quaisquer situações de inelegibilidade ou de incompatibilidade previstas na lei e no Regulamento de Eleição do Reitor da Universidade.

6. As funções de Reitor, segundo o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior e os Estatutos da Universidade, as condições de elegibilidade e o regulamento que rege a eleição pelo Conselho Geral estão disponíveis em www.ualg.pt.

Universidade do Algarve,

A Presidente do Conselho Geral