Apresentação

Bem-vindo à FMCB!

A nova Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) criada em 2020, inicialmente Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina (DCBM) foi criado como uma unidade especial em 2008, temporariamente sob o Gabinete da Reitoria no sentido de assegurar um período de instalação do novo curso de Medicina.

Esta Faculdade oferece cursos em Ciências Biomédicas ao nível de licenciatura, mestrado e doutoramento, assim como um Mestrado Integrado em Medicina. Foram criados laboratórios onde se realiza investigação de ponta no campo da medicina regenerativa, com foco em biologia de células estaminais e organogénese, biologia de células cancerígenas e terapias celulares. Esta linha de pesquisa é liderada por uma equipa de 11 cientistas seniores, que deverá aumentar a curto prazo até um número de 18.

O curso de Medicina oferecido pela FMCB apresenta características únicas e inovadoras, pois é o primeiro curso de 4 anos para pós-graduados na Europa fora da Reino Unido e Irlanda, o currículo é baseado em aprendizagem baseada em problemas e é o primeiro programa na Europa a oferecer treino clínico claramente centrado na Medicina Geral e Familiar. O curso representa um salto significativo no século 21 para educação médica em Portugal. O primeiro lote de médicos foi formado em julho de 2013.

O Mestrado Integrado em Medicina faz parte de uma das novas áreas-âncora dentro da Universidade do Algarve, que, se for devidamente desenvolvido e impulsionado, irá colocar firmemente a Universidade no mapa do mundo da Educação Médica.

Utilidades

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) e os Centros de Investigação associados estão ligados a diversas parcerias nacionais e internacionais de forma a potenciar a qualidade da investigação. Estas parcerias permitem aos alunos a possibilidade de trabalharem em colaboração com diversos laboratórios de referência, fomentar o interesse pela investigação científica e possibilitar a publicação de trabalhos de investigação efetuados no âmbito dos cursos ministrados pelo departamento.

Identidade Visual

O logótipo DCBM deve ser utilizado para anunciar atividades, publicações, material multimédia, divulgação de programas e projetos.

Os logotipos podem ser usados livremente em média impressos ou páginas web, de acordo com as condições indicadas no manual de normas gráficas da Universidade do Algarve.

Deverá optar pelo formato do logotipo que melhor assegure a sua legibilidade no fundo e no meio no qual será aplicado.

As definições de base do logótipo não deverão ser alteradas, nomeadamente:

  • Proporções/dimensões (altura e largura)
  • As cores pré-definidas nas diferentes versões do logo (cor, positivo, negativo).

Logótipo - Caixa Geral de Depósitos

A Universidade do Algarve possui um protocolo de cooperação com a Caixa Geral de Depósitos, por esse motivo solicita que sempre que houver eventos da Universidade do Algarve seja colocado uma referência ao Banco CGD, nomeadamente o logótipo em cartazes, posters, etc.

Documentos

Regulamento da FMCB