Qualidade

A política institucional para a qualidade da UAlg tem como base a partilha e o comprometimento da comunidade académica com a missão e valores definidos nos seus Estatutos e com as linhas orientadoras definidas no seu Plano Estratégico, com o objetivo da melhoria contínua da sua atividade.

Política para a Qualidade

O Plano Estratégico integra objetivos, iniciativas estratégicas e respetivos indicadores, estabelecidos para cada uma das vertentes, Ensino, Investigação, Extensão e Governança, e foi objeto de um processo intenso de consulta e debate interno e externo.

A prossecução dos objetivos para a qualidade é supervisionada através de processos e procedimentos que permitem a monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas, de forma a garantir o cumprimento dos requisitos internos e externos que, simultaneamente, conduzem à melhoria contínua do desempenho da Universidade.

Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUALG)

A política institucional para a qualidade da Universidade do Algarve (UAlg) encontra-se intimamente associada à missão e estratégia de desenvolvimento da instituição, pelo que o Sistema Interno de Garantia da Qualidade da UAlg (SIGQUAlg) se baseia, na sua essência, em dois documentos, o Manual da Qualidade e o Plano Estratégico, que são coadjuvados por um terceiro documento, o Plano Anual de Atividades.

No Manual da Qualidade sistematiza-se a informação referente à política da qualidade e à organização do SIGQUAlg, explicitando a interligação entre a política para a qualidade e a missão e estratégia da UAlg, as competências e relações dos órgãos de governo no âmbito do SIGQUAlg, os procedimentos, regulamentos e normativos e outros documentos, bem como as formas de participação e de envolvimento de todos os interessados no processo de melhoria contínua das atividades desenvolvidas no âmbito da missão da UAlg. 

Plano Estratégico quadrienal, estabelece as orientações de desenvolvimento da UAlg e integra para cada vertente da sua missão, objetivos, iniciativas estratégicas e indicadores de desempenho.

Plano Anual de Atividades integra ações previstas para a concretização dos objetivos e iniciativas estratégicas previstos no Plano Estratégico. Para cada ação é identificado o processo da sua execução, os intervenientes e os resultados esperados.

 

O SIGQUAlg sistematiza, integra e estabelece os documentos e os procedimentos necessários para a recolha de informação, sua análise e avaliação, com o objetivo de monitorizar e melhorar, de forma contínua, as atividades desenvolvidas pela UAlg no âmbito da sua missão. Contribui ainda para o desenvolvimento de uma cultura da qualidade, percetível e participada por todos (comunidade académica e partes externas interessadas) e alinhada com a política institucional para a qualidade da UAlg.

A garantia interna da qualidade tem por objetivo a transparência e a melhoria contínua da missão da UAlg, através da monitorização do seu desempenho e contribuição para o seu desenvolvimento, valorizando os diversos intervenientes nas atividades desenvolvidas e comprometendo-os com a importância do cumprimento das normas, procedimentos e objetivos estabelecidos.

O desenvolvimento e implementação do SIGQUAlg tem sido um processo participado pela Comunidade Académica e entidades externas interessadas e encontra-se em constante desenvolvimento, para dar resposta às necessidades internas e aos requisitos externos que se encontram em permanente evolução.

Estruturas do SIGQUALG

Atribuições

  • Assegurar que a Política da Qualidade, bem como os processos de Garantia da Qualidade integram a contribuição de todos os interessados (interna e externamente)
  • Assegurar que o SIGQUAlg contribui para a efetiva melhoria da qualidade da missão da Universidade do Algarve
  • Assegurar que os processos de Garantia da Qualidade se encontram articulados com o plano estratégico e com os planos de atividades e respondem adequadamente às orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu de garantia da qualidade do ensino superior

Constituição

  • Reitor (que coordena)
  • Vice-Reitores e Pró-Reitores
  • Diretores de Unidades Orgânicas 
  • Presidentes do Conselho Científico e do Conselho Técnico-Científico
  • Presidentes do Conselho Pedagógico
  • Coordenadores dos Centros de Investigação
  • Provedor do estudante
  • Presidente da Associação Académica
  • Administrador da Universidade do Algarve
  • Administrador dos Serviços de Ação Social
  • Diretores dos Serviços da Universidade do Algarve
  • Diretor da Biblioteca
  • Coordenador do Gabinete de Avaliação e Qualidade
  • Coordenador da Unidade de Apoio à Investigação Científica
  • Um estudante por Unidade Orgânica, designado pelos seus pares do respetivo Conselho Pedagógico

Funcionamento

  • O Conselho reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente por decisão do Reitor
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg

Mandato

O mandato dos membros do CCQ que não esteja limitado pela duração dos mandatos que detêm enquanto representantes de estruturas e órgãos de gestão da UAlg, tem a duração máxima de 2 (dois) anos.

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações do Conselho Consultivo para a Qualidade, deverá aceder aqui (apenas de acesso interno).

Atribuições

  • Propor ao Reitor a política institucional e os objetivos para a qualidade
  • Assegurar a adequação do SIGQUAlg à legislação em vigor bem como às normas e orientações definidas pelos sistemas nacional e europeu para a garantia de qualidade das instituições de ensino superior
  • Definir os procedimentos, a organização, os instrumentos e os planos de ação necessários à implementação e monitorização do SIGQUAlg
  • Monitorizar a implementação do SIGQUAlg
  • Apreciar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem bem como os relatórios de autoavaliação das demais atividades da instituição a submeter ao Reitor
  • Propor melhorias ao sistema de interno de garantia da qualidade
  • Rever o Manual da Qualidade

Constituição

a) Vice-Reitores

b) Diretores das Unidades Orgânicas, um por cada subsistema de ensino

c) Um Coordenador de um Centro de Investigação

d) Presidentes do Conselho Científico/Conselho Técnico-Científico, um por cada subsistema de ensino

e) Presidentes do Conselho Pedagógico, um por cada subsistema de ensino

f) Representantes dos estudantes, um por cada subsistema de ensino

g) Administrador da Universidade do Algarve

h) Coordenador do Gabinete de Avaliação e Qualidade

Os membros a que se referem as alíneas b) a f) são designados pelo Reitor bianualmente, de forma rotativa, sem prejuízo de o seu mandato poder cessar a todo o momento, em razão da perda da qualidade que detinham no momento em que foram designados, caso em que os membros que vierem a ser designados completam o mandato dos membros cessantes.

Nas situações em que o serviço/unidade funcional/gabinete da Universidade não disponha de um diretor/coordenador em exercício de funções, a representação será assegurada pelo dirigente de grau mais elevado, nomeado pelo Reitor, ouvido o Administrador.

Funcionamento

  • A CGQ reúne ordinariamente uma vez por semestre e extraordinariamente sempre que for convocado por decisão do coordenador
  • As decisões da CGQ constam em atas, elaboradas pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade, disponibilizadas na intranet da UAlg
  • Sempre que necessário, para a prossecução das atribuições da CGQ, são promovidas reuniões de trabalho com os dirigentes de órgãos ou de estruturas da Universidade, para uma maior eficiência e eficácia dos processos de melhoria contínua do SIGQUAlg

Nota: Para consultar a informação disponível referente às deliberações da Comissão de Garantia de Qualidade, deverá aceder aqui (apenas de acesso interno).

O Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) encontra-se representado nas duas estruturas anteriores e é responsável pela operacionalização do SIGQUAlg em articulação permanente com a Reitoria.

Tem como atribuições

  • Apoiar técnica e administrativamente o funcionamento das estruturas do SIGQUAlg
  • Coordenar e dinamizar a implementação e melhoria do SIGQUAlg em articulação com as diversas estruturas e órgãos da UAlg
  • Acompanhar o desenvolvimento e manutenção da estrutura informática que suporta o SIGQUAlg
  • Preparar ferramentas de avaliação para apoiar a gestão das atividades de ensino, investigação e transferência de conhecimento e a prossecução de objetivos para a qualidade
  • Colaborar na implementação dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho das unidades orgânicas, dos cursos, dos serviços, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação
  • Dinamizar, em coordenação com as unidades orgânicas e serviços, os processos para a avaliação/acreditação externa dos cursos
  • Apoiar a realização de relatórios periódicos de avaliação da qualidade das atividades da Universidade
  • Avaliar o impacto das atividades da instituição na comunidade, em articulação com o Gabinete de Estudos e Planeamento
  • Executar outras atividades que lhe sejam cometidas no domínio da avaliação e qualidade
  • Preparar os relatórios de autoavaliação resultantes do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) bem como os relatórios de autoavaliação institucional
  • Garantir a atualização permanente dos indicadores e da informação necessária ao SIGQUAlg

Calendarização

Itens de informação Responsáveis Prazos
Prazos de preparação do ano letivo: de definição da oferta formativa, das unidades curriculares, distribuição do serviço docente, horários e inscrições nas turmas Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até ao final de fevereiro do ano letivo anterior
Calendário académico Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até 31 de julho do ano letivo anterior
Calendário escolar Reitor (Despacho Reitoral), ouvidas as Unidades Orgânicas Até 31 de julho do ano letivo anterior
Responsável e docentes da UC Conselho científico e diretor de UO Até 30 de junho do ano letivo anterior
Ficha de unidade curricular Proposta pelo responsável pela unidade curricular e validada pelo diretor de curso, conforme guião da FUC Até 31 de julho do ano letivo anterior, conforme Regulamento geral de avaliação da UAlg
Horários letivos Conselho pedagógico e diretor de UO Até 1.ª semana de julho do ano letivo anterior
Sumários e materiais pedagógicos relevantes Responsável e docentes da UC No próprio dia da aula e até 72 horas após, conforme Regulamento geral de avaliação da UAlg.
Classificações dos estudantes Responsável da UC Com antecedência mínima de 3 dias úteis em relação à data da avaliação em relação à avaliação seguinte da mesma unidade curricular, conforme regulamento geral de avaliação da UAlg
Itens de informação Responsáveis Prazos
Monitorização contínua do ensino e aprendizagem Diretor de curso Sem prazo
Questionários à Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Docentes e Estudantes GAQ Constantes da Norma SIMEA
Relatório da UC Responsável da UC Constantes da Norma SIMEA
Relatório de Curso Diretor do Curso Constantes da Norma SIMEA
Relatórios dos cursos da UO Conselho Pedagógico Constantes da Norma SIMEA
Aprovação das medidas de melhoria para os cursos Conselho Científico/Técnico-Científico Constantes da Norma SIMEA
Relatório de autoavaliação dos cursos da UO Diretor de Unidade Orgânica Constantes da Norma SIMEA

Sistema integrado de monitorização do ensino e aprendizagem (SIMEA)

De acordo com as orientações emanadas pelas instituições europeias da garantia da qualidade, a Universidade do Algarve (UAlg) tem como objetivo, em colaboração com toda a comunidade académica, a melhoria contínua da qualidade no conjunto do ensino, investigação, extensão e governança, a concretizar através da implementação de um sistema de garantia de qualidade.

Sendo o processo de ensino e aprendizagem um dos aspetos fundamentais de suporte dos objetivos definidos é incontornável não só o envolvimento de todos os intervenientes, como o sistema de avaliação do mesmo. Este sistema é feito sequencialmente, a partir da preparação do ano letivo, estabelece a análise do funcionamento das unidades curriculares até ao próprio curso a que estas pertencem e respetivas implicações pós conclusão do curso. Inclui também as melhorias a implementar e seu seguimento pelos órgãos competentes.

Este processo de avaliação inicia com os questionários de Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE) que consubstanciam o Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA).

Através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os docentes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que lecionou assim como dos estudantes que as frequentaram.

A informação a recolher sobre a Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Docentes (PEA-D) está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Avaliação dos estudantes na UC
  2. Funcionamento da UC
  3. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC

Elaborado de forma concordante com o PEA-D, igualmente no âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, os estudantes da UAlg são chamados, de forma anónima, a formular a sua opinião sobre o funcionamento das UC frequentadas.

Igualmente através da plataforma SIMEA, e em resposta ao questionário correspondente, a todos os estudantes é-lhes pedido que expressem a sua opinião sobre aspetos relacionados com o funcionamento das UC que frequentou assim como dos docentes que as lecionaram.

 A informação a recolher sobre a Perceção do Ensino e Aprendizagem dos Estudantes ( PEA-E) está estruturada no questionário em blocos, e por grandes temas:

  1. Autoavaliação do estudante na UC
  2. Desenvolvimento de competências na UC
  3. Funcionamento da UC
  4. Desempenho docente na UC
  5. Recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC
  6. Informação geral

A coordenação, dinamização e apoio técnico a estas ações está atribuída ao Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), em colaboração com os representantes das unidades orgânicas e dos serviços.

O mecanismo de avaliação integra várias fontes sequenciais de informação, permitindo aos diversos intervenientes disporem dos contributos que vão sendo incorporados, à medida que o processo ultrapassa cada uma das fases.

As ferramentas informativas do SIMEA, e ordenadas de forma sequencial, são:

  1. Ficha da Unidade Curricular (FUC)
  2. Questionários à Perceção do Ensino e Aprendizagem aos Docentes e aos Estudantes (PEADE)
  3. Relatório da Unidade Curricular pelo Responsável da Unidade Curricular
  4. Relatório do Curso pelo Diretor de Curso
  5. Relatório de Avaliação e Melhoria Contínua dos cursos da Unidade Orgânica pelo Conselho Pedagógico
  6. Relatório de Autoavaliação do Diretor da Unidade Orgânica
  7. Relatório Global de Autoavaliação pelo GAQ

Do tratamento da informação produzida por estas ferramentas são extraídos os resultados, os quais são disponibilizados aos intervenientes de acordo com as suas responsabilidades, o Diretor de Curso enquanto responsável pela implementação das medidas e recomendações de melhoria da qualidade e ao Diretor da Unidade Orgânica que, em articulação com o Conselho Pedagógico, avaliará os resultados no ciclo seguinte.

No âmbito do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem, assim como está prevista no Regulamento Geral de Avaliação da Universidade do Algarve, a Ficha da Unidade Curricular (FUC) é uma ferramenta de avaliação das diferentes unidades curriculares de um plano de estudos.

A gestão das FUC pertence, dentro de uma Unidade Orgânica, ao Conselho Pedagógico com a colaboração da respetiva Técnica para a Qualidade.

A FUC é individualmente preenchida com conteúdos informativos, em português e inglês, sobre cada Unidade Curricular (UC) dos planos de estudos. O Responsável da Unidade Curricular é também aquele que deverá fazer uma proposta dos conteúdos que será validada para um plano de estudos pelo Diretor de Curso.

Para esta função, e de acordo com as diferentes responsabilidades, existem diversos apoios explicativos:

Monitorização Pedagógica

2021/2022

2020/2021

2019/2020

2018/2019

2017/2018

2016/2017

Anteriores (desde 2010/11)  (apenas de acesso interno)

Caracterização dos novos estudantes (CNE)

Inserido na política de melhoria contínua das atividades de ensino na UAlg, e enquanto ferramenta de apoio à gestão, o conhecimento do perfil dos novos estudantes no momento do acesso à instituição é de significante importância na definição da estratégia para a oferta formativa e permite estabelecer condições que favoreçam a fidelização dos estudantes, contrariando eventuais tendências para o abandono ou procura da concorrência.

O GAQ implementa anualmente um questionário denominado Caracterização dos Novos Estudantes (CNE), tendo como alvo os novos estudantes colocados nesta instituição via as diferentes formas de acesso ao ensino superior português. Este questionário, como o nome deixa antever, tem como objetivo analisar e definir qual o perfil dos indivíduos colocados nos cursos da UAlg com vagas disponibilizadas.

A informação a recolher no CNE, e complementada para efeitos de análise com dados fornecidos no processo de inscrição, está estruturada no questionário por grandes temas:

  • Percurso escolar anterior;
  • Informações sobre a instituição de ensino superior / curso;
  • Motivações para a escolha da instituição de ensino superior / curso;
  • Expetativas em relação à instituição de ensino superior / curso;
  • Dificuldades esperadas;
  • Adaptação e envolvimento;
  • Prática desportiva federada;
  • Dados de caracterização.

A participação de todos os novos estudantes neste momento da vida académica é de capital importância para criar e proporcionar as melhores condições aos que nos confiam esta fase, normalmente tão definitiva para o futuro profissional.

Caracterização dos Novos Estudantes

2022/2023

2021/2022

2020/2021

2019/2020

2018/2019

2017/2018

2016/2017

2015/2016

Anteriores (desde 2009/10) (apenas de acesso interno)

Acreditações e certificações

Avaliação e Acreditação dos ciclos de estudos

Desde 2009, a Agência para a Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES), membro de pleno direito da European Association for Quality Assurance in Higher Education, foi estabelecida como a autoridade responsável pelo processo de reconhecimento internacional da qualidade do ensino superior ministrado em Portugal. Como resultado da sua criação, todas as Instituições de Ensino Superior passaram submeter a sua oferta formativa (ciclos de estudos) à acreditação da agência para cumprimento de garantia e promoção da qualidade.

Toda a oferta formativa de ensino superior da UAlg, vocacionada para obtenção de grau (licenciatura, mestrado e doutoramento), foi objeto de análise no primeiro ciclo de avaliação/acreditação pela A3ES. As deliberações de acreditação bem como os relatórios de avaliação correspondentes, podem ser consultadas na informação relativa a cada curso, na base de dados da A3ES (link).

A partir do ano lectivo de 2017/2018, iniciou o segundo ciclo de avaliação/acreditação, devidamente planeada e distribuída por agrupamento e decorrerá até 2021/22.

Certificação do Sistema Interno de Garantia de Qualidade

As Instituições do Ensino Superior, de forma voluntária, podem submeter seus Sistemas Internos de Garantia da Qualidade a um processo de auditoria com vista à sua certificação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

A UAlg decidiu, em 2017, propor o seu Sistema Interno de Garantia de Qualidade (SIGQUAlg) à certificação pela A3ES (link), tendo o Conselho de Administração decidido certificar o SIGQUAlg (link).

Este reconhecimento e certificação externo vem ao encontro da estratégia de diferenciação pretendida pela UAlg, alicerçada nos seus pontos fortes, na afirmação da instituição nos planos nacional e internacional e na melhoria continua da sua oferta formativa e da instituição como um todo.
 

Acreditação Institucional

A UAlg integrou, em 2017, o processo de avaliação institucional da A3ES (link). Este processo surge como fecho natural de um ciclo completo de avaliação/acreditação dos ciclos de estudo e que pretende abranger as dimensões institucional e da respetiva oferta formativa. Decidiu o Conselho de Administração acreditar (link).

Segundo a A3ES “A avaliação institucional incide sobre a qualidade de desempenho do estabelecimento de ensino superior, globalmente considerado, e sobre cada uma das suas unidades orgânicas, tendo em vista proporcionar uma visão geral e integrada da Instituição e de cada uma das suas estruturas organizativas autónomas.”

Avaliação dos Serviços da UAlg

A avaliação dos Serviços da Universidade do Algarve (UAlg) contempla:

  • A Perceção da Satisfação Interna com os Serviços da UAlg (PSIS)
    O conhecimento da perceção dos membros da Comunidade Académica sobre o serviço prestado contribui para o processo de melhoria da qualidade dos Serviços da UAlg e, consequentemente, para o aumento da satisfação dos seus utilizadores.

    Para a recolha destas perceções, são aplicados pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) questionários anuais, de resposta anónima, a estudantes, docentes, trabalhadores não docentes, investigadores e bolseiros de investigação que utilizam os serviços da UAlg no ano em avaliação.

    Os resultados são tratados pelo GAQ e disponibilizados à Comunidade Académica por meio de relatório anual.

     

  • A Perceção da Satisfação Externa com a UAlg (PSE)
    O conhecimento da perceção das entidades externas sobre o serviço prestado promove a melhoria da qualidade da UAlg e a satisfação dos seus utilizadores.

    Para a recolha destas perceções, são aplicados pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ) questionários anuais, de resposta anónima, às entidades externas com que a UAlg se relaciona no ano em avaliação.

    Os resultados são tratados pelo GAQ e disponibilizados aos respondentes por meio de relatório anual.

 

  • A Perceção da Qualidade do Atendimento pelos Serviços da UAlg (PQAS)
    É promovida a recolha das perceções dos utilizadores internos e externos da UAlg, através da aplicação regular de questionários anónimos de satisfação pelos principais Serviços de Atendimento da UAlg.

    Os resultados são analisados pelos Serviços da UAlg, com o objetivo de melhorar a qualidade do atendimento prestado.

Avaliação do Clima Organizacional e Satisfação Profissional da UAlg

O “Clima Organizacional e Satisfação Profissional” trata-se de um estudo de natureza quantitativa desenvolvido junto dos profissionais da Universidade do Algarve (UAlg), com o objetivo conhecer as perceções dos profissionais da UAlg a respeito de variáveis associadas ao clima de segurança, às suas atitudes face ao trabalho e à instituição, e ainda à autoavaliação do seu desempenho, de forma a avaliar as suas expetativas, bem como o seu grau de satisfação.

Estas perceções são obtidas através da aplicação de questionários bianuais, de resposta anónima, a docentes, não docentes, bolseiros e investigadores da UAlg, pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ).

Os resultados são tratados pelo GAQ e disponibilizados à Comunidade Académica por meio de relatório bianual.

Perceção da Satisfação Interna com os Serviços da UAlg

Clima Organizacional e Satisfação Profissional

 

PEA-E

O questionário à Perceção do Ensino e Aprendizagem pelos Estudantes (PEA-E) consiste num instrumento de recolha de informação para o processo de melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. O PEA-E é constituído por 5 blocos de questões sobre a perceção para o semestre/ano letivo em avaliação, relativamente à autoavaliação do estudante na unidade curricular (UC), ao desenvolvimento de competências na UC, ao funcionamento da UC, ao desempenho do docente na UC e aos recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

PEA-D

O Questionário à Perceção do Ensino e Aprendizagem pelos Docentes (PEA-D) consiste num instrumento de recolha de informação para o processo de melhoria contínua do ensino e da aprendizagem. O PEA-D contém 3 blocos de questões sobre a avaliação dos estudantes na unidade curricular (UC), o funcionamento da UC e os recursos de apoio ao ensino e aprendizagem da UC.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QDEL

O questionário do Delegado de Ano (QDEL) é aplicado a um estudante eleito pelos seus pares (um por cada ano curricular do curso) que, em representação dos restantes estudantes, e usando por base os indicadores resultantes do questionário PEA-E, recolhe as opiniões dos colegas sobre o funcionamento das unidades curriculares (UC), assim como sobre aspetos dos processos e recursos de ensino e aprendizagem não contemplados nos questionários PEA-E. O QDEL expõe, ainda, uma análise dos pontos fracos e fortes das UC e as propostas de melhoria face aos resultados obtidos.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QRUC

O Questionário do Responsável de Unidade Curricular (QRUC) é aplicado ao docente a quem compete a organização e funcionamento, incluindo os métodos de avaliação, de cada unidade curricular (UC) e apresenta a avaliação do mesmo sobre a UC, com base nos resultados dos indicadores do PEA-E e do PEA-D, nos dados referentes ao sucesso escolar da UC, entre outros. O QRUC expõe, ainda, a avaliação das medidas de melhoria apresentadas anteriormente e sua implementação, uma análise dos pontos fracos e fortes da UC e elenca as propostas de melhoria a serem adotadas face aos resultados obtidos. O questionário funciona, após o preenchimento, como Relatório da Unidade Curricular.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QDC e RAC

O Questionário do Diretor de Curso (QDC) é aplicado ao docente a quem compete a coordenação do funcionamento global do curso e apresenta a avaliação do mesmo sobre o curso, com base na análise da informação recolhida previamente pelos questionários PEA-E, PEA-D, QDel e QRUC, bem como no conhecimento próprio, no âmbito do desempenho da função. Esta avaliação inclui ainda uma análise global da implementação das medidas de melhoria apresentadas anteriormente para o ciclo de estudos, uma análise dos pontos fortes e fracos, bem como a proposta de ações de melhoria a serem adotadas, nos períodos seguintes, face aos resultados obtidos. O Relatório Anual do Curso (RAC), um dos elementos fundamentais do Sistema Interno de Garantia da Qualidade da Universidade do Algarve (SIGQUAlg), é gerado em simultâneo com o preenchimento do QDC do 2º semestre, sendo posteriormente disponibilizado pelo Gabinete de Avaliação e Qualidade (GAQ), em formato PDF. O RAC (versão normal) constitui um dos documentos integrantes do processo de avaliação/acreditação dos cursos, junto da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), sendo a sua versão síntese publicada no portal da UAlg.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QCP

O Conselho Pedagógico é responsável por coordenar, monitorizar e promover o Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) nas Unidades Orgânicas (UO), em articulação com os seus Diretores, os Presidentes dos Concelhos Científicos ou Técnico-Científicos e os Diretores de Curso, com a colaboração dos docentes e dos estudantes. O Questionário do Conselho Pedagógico (QCP) contempla a apreciação do plano de ação apresentado pelos Diretores de Curso e a definição das propostas de medidas de melhoria a implementar no período seguinte. O QCP apresenta, ainda, o balanço final sobre os aspetos fundamentais de funcionamento e do sucesso dos Cursos da UO.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QCC/CTC

O Conselho Científico ou Técnico-Científico, por via do Questionário do Conselho Científico/Técnico-Científico (QCC/CTC), procede à análise e comentário do relatório de cada curso da Unidade Orgânica (UO), à apreciação e à aprovação, ou não, das propostas de medidas de melhoria e respetiva calendarização, apresentadas no QCP, tendo em vista o sucesso de todos os cursos da UO.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

QDUO

O Diretor de Unidade Orgânica, por via do Questionário do Diretor de Unidade Orgânica (QDUO), homologa as medidas de melhoria e respetiva calendarização aprovadas no QCC/CTC, resultantes de uma reflexão sobre as condições de funcionamento dos cursos e das UC que os compõem, dos resultados dos PEA-E, PEA-D, dos QRUC, dos QDel e dos QDC, e ainda do sucesso dos estudantes e de outros indicadores. O QDUO finaliza o processo do Sistema Integrado de Monitorização do Ensino e Aprendizagem (SIMEA) do período letivo em avaliação, culminando na elaboração do Relatório de Autoavaliação, depois do preenchimento do QDUO do 2º semestre. Este relatório fecha o ciclo de avaliação dos cursos da Unidade Orgânica (UO) e deve versar, de uma forma genérica, sobre todos os cursos, com base no SIMEA e no próprio funcionamento dos mesmos.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

O questionário da Caracterização dos Novos Estudantes (CNE) permite à Universidade do Algarve melhorar o conhecimento relativo ao perfil dos novos estudantes, bem como as suas motivações e expetativas, com o propósito de responder adequadamente às suas necessidades. Permite igualmente a definição de estratégias para a promoção da oferta formativa e adoção de condições que favoreçam a permanência dos estudantes na instituição, contrariando eventuais tendências para o seu abandono. O CNE tem como alvo os indivíduos colocados na Universidade do Algarve (UAlg) pela primeira vez, tanto ao nível dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), da Formação Inicial (Licenciaturas e Mestrados Integrados) e da Formação Avançada (Pós-graduações, Mestrados e Doutoramentos), via as diferentes formas de acesso ao ensino superior português. O questionário está disponível para preenchimento durante todo o período de matrículas / inscrições online. Para estudantes inscritos em cursos lecionados exclusivamente em inglês, o questionário encontra-se disponível na língua inglesa.

Para mais informação, aceda aqui (apenas de acesso interno).

Este questionário tem como principal objetivo conhecer as perceções dos profissionais da Universidade do Algarve (UAlg), a respeito de variáveis associadas ao clima de segurança, às suas atitudes face ao trabalho e à instituição, e ainda à autoavaliação do seu desempenho, de forma a avaliar as suas expetativas, bem como o seu grau de satisfação. O questionário é aplicado a docentes, não docentes, bolseiros e investigadores da UAlg, de 2 em dois anos.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno)

O questionário Perceção da Satisfação Interna com os Serviços da UAlg (PSIS) tem como principal objetivo conhecer a perceção dos membros da Comunidade Académica sobre os serviços prestados pela Instituição. A informação recolhida contribui para a melhoria da qualidade dos Serviços da UAlg e, consequentemente, para o aumento da satisfação dos seus utilizadores. O PSIS tem como público-alvo os estudantes, docentes, trabalhadores não docentes, investigadores e bolseiros de investigação da UAlg. Trata-se de um questionário de resposta anónima, aplicado no primeiro trimestre de cada ano, sobre os serviços utilizados no ano anterior. O período de disponibilização do questionário é divulgado à Comunidade Académica através de email, assim como de diversas iniciativas de divulgação.

Consulte as FAQ (apenas de acesso interno).

O questionário Perceção da Satisfação Externa com a UAlg (PSE) tem como principal objetivo conhecer a perceção das entidades externas sobre os serviços prestados pela Universidade. A informação recolhida promove a melhoria da qualidade da UAlg e a satisfação dos seus utilizadores. O PSE tem como público-alvo as entidades externas com que a UAlg se relaciona. Trata-se de um questionário de resposta anónima, aplicado no primeiro trimestre de cada ano, com referência aos serviços/estruturas da UAlg utilizados no ano anterior (Serviços, Unidades Orgânicas e Unidades de Investigação). O período de disponibilização do questionário é divulgado aos respondentes, através de email e de outros meios de divulgação.

Consulte as FAQ.

O questionário Perceção da Qualidade do Atendimento pelos Serviços da UAlg (PQAS) tem como principal objetivo o conhecimento da perceção dos utilizadores internos e externos da UAlg sobre a qualidade do atendimento prestado pelos principais Serviços de Atendimento da UAlg. O PQAS tem como público-alvo os estudantes, docentes, trabalhadores não docentes, investigadores, bolseiros de investigação e externos à UAlg. Trata-se um questionário de resposta anónima, o qual é aplicado mensalmente, com referência aos serviços utilizados no mês anterior.

Consulte o procedimento do PQAS (apenas de acesso interno)

A UAlg participa em diversos rankings que posicionam a Universidade relativamente a outras Instituições de Ensino Superior, a nível nacional e mundial. 

Os resultados destes rankings são importantes para a estratégia de desenvolvimento institucional e para a melhoria contínua da qualidade da UAlg e constituem também uma fonte relevante de informação para potenciais candidatos, nacionais ou internacionais, que pretendam prosseguir os seus estudos no ensino superior, ou realizar um período de estudos em mobilidade internacional.

O Gabinete de Avaliação e Qualidade é responsável pela recolha interna dos dados, pela sua validação e pela submissão dos mesmos nas plataformas dos principais Rankings, havendo assim uma participação direta da UAlg. Existem outros Rankings em que a UAlg surge sem fornecer dados diretamente às organizações que os divulgam, uma vez que estas recorrem a plataformas agregadoras de dados, às quais a informação já foi fornecida anteriormente.

Poderá ser consultada informação mais detalhada sobre a participação da UAlg nos Rankings aqui.

Times Higher Education

 
 

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É com bastante orgulho que sou aluno da FMCB da UAlg, mas, é, sobretudo, uma grande honra ser eleito Delegado de Ano, sendo a ponte de ligação entre os meus colegas e os docentes da minha faculdade. Enquanto Delegado, sinto-me bastante gratificado por poder contribuir para uma melhoria da minha licenciatura de Ciências Biomédicas. Mas sem os meus colegas, esta melhoria também não seria possível. Por isso é importante dares a tua opinião nos Questionários SIMEA. Juntos por uma UAlg melhor! 

João Cunha

Delegado de Ano 2023/24, Ciências Biomédicas (1º Ciclo)

É uma honra ser parte da UAlg e ter a oportunidade de contribuir para a melhoria da experiência académica dos meus colegas. Enquanto delegado de ano, estou comprometido em representar as necessidades dos estudantes e trabalhar em conjunto com a UAlg para garantir o sucesso de todos. Juntos marcamos a diferença e podemos construir um futuro brilhante para a atual e futura comunidade académica.

Tomás Martins

Delegado de Ano 2023/24, Marketing Digital (CTeSP)

Assumo a posição de Delegada de Ano, função que desempenho com muita responsabilidade, dado que sou a representante dos meus colegas. Ajudar no processo de melhoria do curso é uma tarefa de todos e daí os questionários SIMEA serem tão importantes. Não fiques de fora deste processo e preenche os questionários.

Ana Paula Silva

Delegada de Ano 2023/24, Gestão de Unidades de Saúde (2º Ciclo)

É com grande orgulho que assumo o cargo de Delegada de Ano da licenciatura de Marketing. Tenho como responsabilidade manter um equilíbrio entre as necessidades/interesses dos meus colegas e o Corpo Docente, tendo sempre como objetivo o sucesso académico dos presentes e futuros estudantes.

Helena Silva

Delegada de Ano 2023/24, Marketing (1.º Ciclo)

Estudar na UAlg foi umas das melhores decisões que tomei no meu percurso académico. Assumi a função de Delegado de Ano do curso de Gestão com o objetivo de melhorar as condições de ensino do meu curso, contando com a confiança e ajuda de todos os meus colegas para marcar a diferença no ensino académico.

E tu, vais marcar a diferença!

Diogo Sousa

Delegado de Ano 2023/24, Gestão - Portimão (1.º Ciclo)
 
Contactos

Gabinete de Avaliação e Qualidade

Campus da Penha, Edifício da Administração, Piso 2

Email: gaq@ualg.pt

Vice-Reitora para a Qualidade, Planeamento e Formação: Ana de Freitas

Gestora da Qualidade: Sofia Custódio

Equipa Técnica: Teresa Soeiro, Pedro Rodrigues e Vanessa Oliveira