Mobilidade IN

Relativamente aos estágios clínicos em medicina (Elective) para o Verão de 2020, pelo Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, informamos que os mesmos se encontram suspensos até final do presente ano letivo.

 

O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve recebe estudantes de medicina para estágios clínicos de curta duração (Elective) em regime de mobilidade (Erasmus ou outro), exclusivamente nos meses de junho, julho e agosto.

O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve NÃO recebe estudantes para programas de intercâmbio de longa duração, semestrais ou anuais.

O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve NÃO recebe candidatos a estágios em contexto de ensino pós-graduado, em internato de especialidade ou outros, para o que deverá contactar o hospital da região - Centro Hospitalar Universitário do Algarve, através de administracao@chalgarve.min-saude.pt.

Os estágios clínicos de curta duração podem ser solicitados para:

  • contexto hospitalar, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, durante os meses de junho, julho e agosto de cada ano,
  • contexto comunitário, de Medicina Familiar, numa das Unidades de Saúde Familiar dos concelhos de Faro, Loulé ou Olhão (no mês de agosto de cada ano).

Para se candidatar, deverá formular o seu pedido através do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Algarve pelo endereço de correio eletrónico  international@ualg.pt, até final do mês de janeiro, de cada ano, para o mesmo ano.

Ao candidatar-se deverá indicar o ano letivo em que se encontra, a instituição de origem, assim como o período e a especialidade em que lhe interessa realizar o estágio (junho, julho ou agosto).

A resposta ao seu pedido de estágio será previamente confirmada pelo Coordenação da Mobilidade do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, através do envio de uma Carta de Aceitação.

Após a receção da Carta de Aceitação será contactado(a) pelo Gabinete de Relações Internacionais a informar e solicitar a documentação necessária assim como a confirmação de acesso a alojamento numa residência universitária, se estiver interessado(a).

Todos os candidatos devem confirmar a sua vacinação contra o tétano, hepatite B, e sarampo (esta última com duas doses ao longo da vida) que lhes será solicitada, após a formalização da candidatura, e sem as quais não é possível o ingresso nas unidades de saúde.

Durante o estágio clínico, e dentro das unidades de saúde, todos os candidatos devem ser portadores de uma bata branca (pessoal) para uso dentro da unidade de saúde, assim como o cartão de identificação de estudante da Universidade do Algarve (que lhe será fornecido à chegada).

Durante o estágio, todos os estudantes são orientados por um tutor, devem cumprir um horário de oito horas diárias, e serão submetidos a um processo de avaliação de natureza qualitativa.