Mobilidade IN

A Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve:

  • Recebe estudantes de medicina para estágios clínicos de curta duração (Eletive) em regime de mobilidade (Erasmus ou outro), exclusivamente nos meses de junho, julho e agosto
  • NÃO recebe estudantes, cujo pedido de estágio tenha sido previamente confirmados após contacto direto com os serviços hospitalares do hospital da região, o Centro Hospitalar Universitário do Algarve

  • NÃO recebe estudantes para programas de intercâmbio de longa duração, semestrais ou anuais
  • NÃO recebe candidatos a estágios em contexto de ensino ou treino pós-graduado, em internato de especialidade ou outros

Para estes estágios, deverá contactar o hospital da região - Centro Hospitalar Universitário do Algarve, através do email: administracao@chalgarve.min-saude.pt.

Os estágios clínicos de curta duração (Eletive) podem ser solicitados para:

  • contexto hospitalar, a realizar no Centro Hospitalar Universitário do Algarve, durante os meses de junho, julho e agosto de cada ano
  • contexto comunitário, a realizar em meio comunitário de Medicina Familiar, numa das Unidades de Saúde Familiar dos concelhos de Faro, Loulé ou Olhão (apenas no mês de agosto de cada ano)

Candidaturas

Para se candidatar, deverá formular o seu pedido através do Gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Algarve pelo endereço de correio eletrónico: international@ualg.pt, até final do mês de janeiro, de cada ano, para o mesmo ano.

Ao candidatar-se deverá indicar o ano letivo em que se encontra, a instituição de origem, o período de tempo e a especialidade em que lhe interessa realizar o estágio (junho, julho ou agosto).

A resposta ao seu pedido de estágio será previamente confirmada pela Coordenação da Mobilidade da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas, através do envio de uma Carta de Aceitação.

Após a receção da Carta de Aceitação será contactado(a) pelo Gabinete de Relações Internacionais da Universidade do Algarve a solicitar a documentação necessária assim como a confirmação de acesso a alojamento numa residência universitária, se estiver interessado(a).

Todos os candidatos devem confirmar a sua vacinação contra o tétano, hepatite B, e sarampo (esta última com duas doses ao longo da vida) que lhes será solicitada, após a formalização da candidatura, e sem as quais não é possível o ingresso nas unidades de saúde.

Deverá ainda apresentar o Certificado digital da vacina anti COVID (com no mínimo duas doses), e um resultado negativo do teste COVID (teste Antigénio) realizado nas 48h prévias ao início do estágio.

Procedimentos no Estágio

Durante o estágio clínico, e dentro das unidades de saúde, todos os estudantes devem ser portadores de fardamento adequado tipo pijama cirúrgico (scrubs, surgical gowns) em cor azul ou verde claro (pessoal) para uso dentro da unidade de saúde, sendo o estudante responsável pela sua higienização.

Durante o estágio clínico, e dentro das unidades de saúde, todos os estudantes devem ser portadores do cartão de identificação de estudante da Universidade do Algarve (que lhe será fornecido à chegada).

Durante o estágio, todos os estudantes são orientados por um tutor, cumprindo um horário de oito horas diárias, e serão alvo de um processo de avaliação de natureza qualitativa, cuja ficha de avaliação ser-lhe-á divulgada à chegada.