Mensagem do Reitor aos Estudantes sobre suspensão das aulas e avaliações presenciais

Mensagem aos estudantes, do Reitor Paulo Águas , sobre o regime excecional de funcionamento das atividades letivas do 1º semestre 2020/21: aulas e avaliações .

Paulo Águas

Caros(as) Estudantes,

Como é do vosso conhecimento, a evolução nos últimos dias da situação epidemiológica no país provocada pela doença COVID-19 determinou, hoje, a adoção de novas medidas por parte do Governo, que introduzem condicionantes na atividade das universidades.

Tendo presente as orientações emanadas pelo Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no dia 21 de janeiro (https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/covid-19-avisos), consideramos da máxima importância assegurar a conclusão do 1º semestre letivo em cumprimento, na medida do possível, do calendário escolar estabelecido, evitando impactos negativos sobre o próximo semestre.

Assim, determino que:

1. O calendário escolar aprovado para o ano letivo 2020/21 (Despacho RT.51/2020) seja ajustado, como resultado da prorrogação de uma semana na duração do 1º semestre letivo;

2. O término do 1º semestre letivo ocorra até 30 de janeiro, encontrando-se suspensas todas as atividades letivas (aulas e avaliações) presenciais a partir do dia de 22 de janeiro de 2021, até indicação em contrário. Em concreto, as avaliações presenciais previstas para 22 e 23 de janeiro poderão ser realizadas no decurso da próxima semana, a distância, em data a definir pelos docentes responsáveis pelas mesmas;

3. As datas para a realização dos exames de época normal e de recurso passem a estar calendarizados entre 1 e 27 de fevereiro de 2021;

4. Os exames serão realizados a distância, ajustados às especificidades do ensino e aprendizagem realizados em regime não presencial;

5. O adiamento do início do 2º semestre para o dia 1 de março de 2021, em regime de ensino não presencial, salvo se a alteração das circunstâncias permitirem a retoma do regime presencial, que será preferencial.

Para os estudantes com dificuldades de acesso à internet, os exames poderão ser realizados nas instalações da universidade, nos locais a indicar oportunamente pelos Conselhos Pedagógicos das respetivas Unidades Orgânicas, garantindo-se a sua realização em estrito cumprimento da legislação, normas e orientações da Direção-Geral da Saúde em vigor, em matéria de ocupação em simultâneo, permanência, distanciamento físico, utilização de equipamento de proteção individual (máscara), ventilação e reforço de medidas de higienização.

Aproveito para, uma vez mais, apelar ao vosso sentido cívico e responsabilidade no sentido do cumprimento rigoroso das medidas emanadas pela Direção-Geral de Saúde, contribuindo de forma ativa para o combate à pandemia. Contamos convosco!

Desejo-vos o maior sucesso escolar e muita saúde.

Cumprimentos,

Paulo Águas