Notícias

Calendarização
Informam-se os interessados que foi aprovado o Regulamento do Processo de Equivalência ao Ciclo de Estudos Integrado de Mestrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, que poderá ser consultado aqui.   ​​​​​​​Poderá, ainda, ser consultada a carta de conforto emanada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reforçando a posição das Escolas... (ver mais)
Assinatura de protocolos de cooperação com vários parceiros
A Universidade do Algarve formalizou, hoje, dia 3 de outubro, protocolos de cooperação com vários parceiros, entre os quais a Altice Portugal S.A, numa cerimónia que decorreu na sala de Seminários da Reitoria (Edifício 5), no Campus de Gambelas da Universidade do Algarve. Com o objetivo de promover a captação e retenção de talento na região, bem como o desenvolvimento... (ver mais)
UAlg volta a integrar o Ranking Mundial das universidades 
De acordo com os resultados disponibilizados pela Times Higher Education (THE), a Universidade do Algarve entra, pelo segundo ano consecutivo, no ranking mundial das universidades. Situada entre as posições 601 e 800 a nível mundial, a UAlg matem-se no mesmo intervalo, apesar do número de instituições de Ensino Superior ter aumentado, obtendo o segundo lugar a nível... (ver mais)
Integrando o Top 10 nacional
A Universidade do Algarve volta a destacar-se nos resultados acabados de divulgar pelo U-Multirank 2018, com classificação máxima, de “Muito Bom”, em sete indicadores, num total de 35, colocando-se pela primeira vez no Top 10 nacional, na nona posição, num ranking de 29 instituições de ensino superior portuguesas. Neste ranking, a classificação máxima foi-lhe atribuída... (ver mais)
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, integrou a equipa de...
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, integrou a equipa de investigação que venceu o 2º prémio do Concurso Janssen Inovação, no valor de 20 mil euros. O grupo de sete investigadores, provenientes do CBMR, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra... (ver mais)
Abertura 2018/2019
O Mestrado em Ciências Biomédicas - Mecanismos de Doenças cujo novo plano curricular foi recentemente aprovado irá funcionar no ano letivo 2018/2019 (candidatura).  
A exemplar performance da equipa não passou despercebida à comunidade médica portuguesa que decidiu levar a Universidade do...
Guilherme Henriques, André Silva, Carlos Baptista, Francisco Fernandes e Tiago Cardoso, alunos do Mestrado Integrado em Medicina, da Universidade do Algarve, sagraram-se, no passado dia 25 de fevereiro, vencedores da II edição da Competição Portuguesa de Simulação Médica, organizada no âmbito do Congresso In4Med, um congresso médico-científico que tem como objetivo... (ver mais)
Para alunos, docentes e investigadores
O Centro Regional de Informação Fulbright no Algarve informa que, no âmbito do Programa Fulbright, estão abertas candidaturas a várias oportunidades de financiamento. Se pretende estudar, lecionar e/ou fazer investigação nos EUA poderá concorrer aos seguintes financiamentos: Bolsa Fulbright para docentes e investigadores doutorados Ano letivo: ano... (ver mais)
12, 15 e 16 de Outubro - Consulte aqui  
Matrícula Presencial (12 a 16 de outubro) Nos dias 12, 15 e 16 de outubro vão decorrer as matrículas e inscrições (obrigatoriamente presenciais, não está disponivel opção on-line) para os alunos colocados na 3.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso Ensino Superior 2018/19.  Local/Como chegar Sala 61, 1º andar do Edifício da Escola... (ver mais)
Alunos de Ciências Biomédicas participam na campanha #StumbleontoAtaxia.
Desafiados pelo Laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Génica do Centro de Investigação em Biomedicina, os alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve associaram-se a uma campanha internacional para alertar a sociedade civil para a importância do estudos das ataxias, que são doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso.... (ver mais)
Estudantes terão a oportunidade inédita de publicar em reputada publicação científica internacional
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina acaba de estabelecer uma parceria com a European Medical Journal, uma reputada publicação científica internacional online, de acesso aberto, na área da saúde, com o objetivo de fomentar a publicação de trabalhos científicos por parte dos estudantes de Medicina e Ciências Biomédicas. A publicação, indexada a alguns dos... (ver mais)
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
O projeto Algarve Seguro também é notícia na RTP. Veja toda a história aqui.
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
Projeto do Centro Académico do Algarve e do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve é notícia no jornal Observador. Veja toda a notícia aqui.
Novo Vídeo Promocional 
Conheçam o novo vídeo promocional do curso de Medicina da Universidade do Algarve
Identificada proteína que ajuda células cancerígenas a resistirem à quimioterapia.
A equipa do docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve foram notícias no Correio da Manhã. Veja todos os detalhes aqui.
 
  Avisam-se os candidatos, admitidos à primeira fase do processo de seleção da 8ª edição do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, que deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em 165,00 €, até ao próximo dia 10 de Março de 2017.   Forma de Pagamento: Pode optar por utilizar o serviço de HOMEBANKING ou a rede... (ver mais)
Isabel Palmeirim concede entrevista sobre o curso.
Isabel Palmeirim, diretora do Mestrado Integrado em Medicina, concedeu recentemente uma entrevista à Revista Algarve Informativo, onde destaca as particularidades do ensino desenvolvido na UAlg na área da Medicina bem como alguns dos principais projetos e perspetivas de futuro a ser desenolvidos pelo DCBM (Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina). À conversa com... (ver mais)
Notícia Agência Lusa
A Universidade do Algarve (UAlg) quer instalar até ao final do ano na academia um centro de simulação médica, para treinar estudantes e profissionais de saúde, através da recriação de cenários reais com manequins eletrónicos. Toda a notícia aqui.
Desenvolvida em colaboração com a Prof. Doutora Inês Araújo
Um estudo multidisciplinar que contou com a participação da Prof. Doutora Inês Araújo do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina desenvolveu uma nova tecnologia eletrónica. Saiba mais.
Projeto financiado pela Liga Portuguesa contra o Cancro
Vânia Roberto, investigadora do CBMR, acaba de ganhar uma bolsa de investigação, atribuída pela Liga Portuguesa contra o Cancro, para desenvolver investigação na área do cancro do colón. O projeto será desenvolvido no laboratório "Epigenetics and Human Disease", sob a supervisão do Professor Doutor Pedro Castelo-Branco do Departamento de Ciências Biomédicas e... (ver mais)
Investigadores da UAlg descobrem composto químico que promete revolucionar tratamento do cancro e anti-envelhecimento
Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, liderada por Wolfgang Link e composta por investigadores nacionais e internacionais, entre os quais Bibiana Ferreira e Susana Machado, também investigadoras do CBMR, acaba de publicar um inovador artigo científico na revista científica PLOS ONE, uma das mais... (ver mais)
18 NOV | CAMPUS de GAMBELAS
Realizou se no passado dia 18 de novembro, mais uma edição do Workshop de Comunicação em Medicina I, dirigido aos estudantes do primeiro ano. O evento visou fornecer aos estudantes, ferramentas práticas para uma adequada comunicação com os pacientes e seus familiares, proporcionando-lhes a oportunidade de praticarem as suas aptidões comunicacionais, em ambiente... (ver mais)
Decorreu no passado dia 24 de Novembro no auditório do CHAlgarve
Decorreu no  dia 24 de Novembro, o primeiro encontro do recém-criado Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC – Algarve Biomedical Center).  Com um auditório cheio profissionais de saúde, investigadores, docentes, estudantes e internos de medicina, entre outros representantes de entidades ligadas à investigação e desenvolvimento... (ver mais)
O artigo: "Microbleeds and cavernomas after radiotherapy for paediatric primary brain tumours " no qual participa o docente do...
O artigo: "Microbleeds and cavernomas after radiotherapy for paediatric primary brain tumours " no qual participa o docente do DCBM Hipólito Nzwalo foi recentemente publicado no Journal of Neurological Sciences. Veja o artigo completo no site da revista.

Páginas