Notícias

Comunicado do Reitor 
Comunicado do Reitor à Comunidade Académica, ​​​​​​​O Sr. Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, autorizou, no passado dia 20 de setembro, a criação da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB). A proposta de criação foi aprovada, por unanimidade, na reunião do Conselho Geral realizada no dia 11 de setembro, tendo sido submetida... (ver mais)
Apresentação das listas de candidatura: 23 a 31 de outubro
Entre os dias 23 de outubro e as 17h00 de 31 de outubro poderão ser apresentadas as listas de candidatura para a eleição dos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do Algarve. As listas definitivas de candidatura serão divulgadas até às 17h00 do dia 12 de novembro, sendo que a campanha eleitoral decorrerá de 13... (ver mais)
Novo serviço no Campus de Gambelas
A Universidade do Algarve disponibiliza, a partir de 2 de setembro, no Edifício 5 (Edifício da Biblioteca) do Campus de Gambelas, o Balcão do Estudante, que irá agregar no mesmo espaço os Serviços Académicos e o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade. Com a implementação deste novo serviço, os alunos do Campus de Gambelas poderão tratar os seus assuntos... (ver mais)
Nova plataforma disponível aqui
A Universidade do Algarve disponibiliza uma nova plataforma, o Balcão Académico de Atendimento Online,  que pretende esclarecer, de modo imediato, questões académicas. Esta nova funcionalidade permite , ainda, requerer e/ou solicitar documentos diversos.​​​​​​​ Bem-vindo ao Balcão Académico de Atendimento Online da UAlg Selecione uma das opções abaixo... (ver mais)
A humanização da prática clínica está na ordem do dia.
A humanização da prática clínica está na ordem do dia. Enquanto a relação médico-doente é uma prioridade na Europa, pouco se tem feito para se passar do conceito à prática. Falta de tempo e de recursos podem ser a justificação, mas Isabel Palmeirim, professora e presidente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve, defende em entrevista... (ver mais)
Nova edição: «40 anos a criar futuro»
A Universidade do Algarve (UAlg) acaba de lançar o nº 12 da revista institucional «UALGzine». Com uma periodicidade anual, esta edição, sob o lema "40 anos a criar futuro””, é alusiva às comemorações do 40º aniversário da UAlg. Como a história de qualquer organização é feita por pessoas, nesta edição, apresentada por décadas, dão-se a conhecer alguns factos importantes... (ver mais)
No âmbito das comemorações do 10.º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, foi apresentado no...
No âmbito das comemorações do 10.º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, foi apresentado no dia 4 de maio 2019, em Loulé, um projeto inovador na área das Ciências Biomédicas e Medicina entre o Município de Loulé e o ABC – Algarve Biomedical Center, com o propósito de atrair para o Algarve um conjunto de valências na área da saúde... (ver mais)
Vai decorrer no dia 4 de maio 2019, com início às 14.30, no Cineteatro Louletano a Cerimónia Comemorativa 10.º aniversário do...
Vai decorrer no dia 4 de maio 2019, com início às 14.30, no Cineteatro Louletano a Cerimónia Comemorativa 10.º aniversário do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve UAlg, com a presença de Suas Excelências: - Manuel Heitor, Ministro da Ciência,Tecnologia e Ensino Superior; - Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve UAlg; - Vítor Aleixo,... (ver mais)
​​​​​​​
​​​​​​​ O Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve arrancou este ano letivo com a 10ª edição e irá promover um conjunto de iniciativas comemorativas dos 10 anos do curso na UAlg.   Poderá consultar as diversas iniciativas nos seguintes links: 10 de Medicina na Universidade do Algarve 10 Anos | 10 Mitos Café com Letras | História... (ver mais)
Informações e Calendarização
Informam-se os interessados que foi aprovado o Regulamento do Processo de Equivalência ao Ciclo de Estudos Integrado de Mestrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas, que poderá ser consultado aqui.   ​​​​​​​Poderá, ainda, ser consultada a carta de conforto emanada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior reforçando a posição das Escolas... (ver mais)
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, integrou a equipa de...
Clévio Nóbrega, investigador do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve, integrou a equipa de investigação que venceu o 2º prémio do Concurso Janssen Inovação, no valor de 20 mil euros. O grupo de sete investigadores, provenientes do CBMR, do Centro de Neurociências e Biologia Celular e da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra... (ver mais)
Abertura 2018/2019
O Mestrado em Ciências Biomédicas - Mecanismos de Doenças cujo novo plano curricular foi recentemente aprovado irá funcionar no ano letivo 2018/2019 (candidatura).  
A exemplar performance da equipa não passou despercebida à comunidade médica portuguesa que decidiu levar a Universidade do...
Guilherme Henriques, André Silva, Carlos Baptista, Francisco Fernandes e Tiago Cardoso, alunos do Mestrado Integrado em Medicina, da Universidade do Algarve, sagraram-se, no passado dia 25 de fevereiro, vencedores da II edição da Competição Portuguesa de Simulação Médica, organizada no âmbito do Congresso In4Med, um congresso médico-científico que tem como objetivo... (ver mais)
Alunos de Ciências Biomédicas participam na campanha #StumbleontoAtaxia.
Desafiados pelo Laboratório de Neurociência Molecular e Terapia Génica do Centro de Investigação em Biomedicina, os alunos da licenciatura em Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve associaram-se a uma campanha internacional para alertar a sociedade civil para a importância do estudos das ataxias, que são doenças degenerativas que afetam o sistema nervoso.... (ver mais)
Estudantes terão a oportunidade inédita de publicar em reputada publicação científica internacional
O Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina acaba de estabelecer uma parceria com a European Medical Journal, uma reputada publicação científica internacional online, de acesso aberto, na área da saúde, com o objetivo de fomentar a publicação de trabalhos científicos por parte dos estudantes de Medicina e Ciências Biomédicas. A publicação, indexada a alguns dos... (ver mais)
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
O projeto Algarve Seguro também é notícia na RTP. Veja toda a história aqui.
Mais de mil profissionais com formação em primeiros socorros este ano no Algarve
Projeto do Centro Académico do Algarve e do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve é notícia no jornal Observador. Veja toda a notícia aqui.
Novo Vídeo Promocional 
Conheçam o novo vídeo promocional do curso de Medicina da Universidade do Algarve
Identificada proteína que ajuda células cancerígenas a resistirem à quimioterapia.
A equipa do docente do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e investigador do Centro de Investigação em Biomedicina da Universidade do Algarve foram notícias no Correio da Manhã. Veja todos os detalhes aqui.
 
  Avisam-se os candidatos, admitidos à primeira fase do processo de seleção da 8ª edição do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve, que deverão efetuar o pagamento da taxa de inscrição, fixada em 165,00 €, até ao próximo dia 10 de Março de 2017.   Forma de Pagamento: Pode optar por utilizar o serviço de HOMEBANKING ou a rede... (ver mais)
Isabel Palmeirim concede entrevista sobre o curso.
Isabel Palmeirim, diretora do Mestrado Integrado em Medicina, concedeu recentemente uma entrevista à Revista Algarve Informativo, onde destaca as particularidades do ensino desenvolvido na UAlg na área da Medicina bem como alguns dos principais projetos e perspetivas de futuro a ser desenolvidos pelo DCBM (Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina). À conversa com... (ver mais)
Notícia Agência Lusa
A Universidade do Algarve (UAlg) quer instalar até ao final do ano na academia um centro de simulação médica, para treinar estudantes e profissionais de saúde, através da recriação de cenários reais com manequins eletrónicos. Toda a notícia aqui.
Desenvolvida em colaboração com a Prof. Doutora Inês Araújo
Um estudo multidisciplinar que contou com a participação da Prof. Doutora Inês Araújo do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina desenvolveu uma nova tecnologia eletrónica. Saiba mais.
Projeto financiado pela Liga Portuguesa contra o Cancro
Vânia Roberto, investigadora do CBMR, acaba de ganhar uma bolsa de investigação, atribuída pela Liga Portuguesa contra o Cancro, para desenvolver investigação na área do cancro do colón. O projeto será desenvolvido no laboratório "Epigenetics and Human Disease", sob a supervisão do Professor Doutor Pedro Castelo-Branco do Departamento de Ciências Biomédicas e... (ver mais)

Páginas